Automóveis Titulo Ford EcoSport
Qualidade acima da média
Marcelo Monegato
Do Diário do Grande ABC
05/12/2012 | 07:00
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Tiago Silva/DGABC


Design arrojado, tecnologia de ponta, preços interessantes, custo-benefício atraente e desempenho sob medida tornaram o novo Ford EcoSport sucesso instantâneo de crítica e vendas - em dois meses foram emplacadas mais de 12 mil unidades. Agora, para turbinar o bom desempenho nas concessionárias, o utilitário esportivo compacto passa a contar também com transmissão automática.

Chamado de Powershift e produzido na fábrica da Ford no México, o câmbio de seis velocidades traz tecnologia de dupla embreagem e estará disponível nas versões SE (R$ 63.390) e Titanium (R$ 70.890), ambas com tração 4x2 e motor Duratec 2.0 16V bicumbustível de até 146 cv a 6.250 rpm e torque de 19,6 mkgf a 4.250 giros (etanol).

Durante avaliação de três dias, o novo conjunto mecânico revelou-se bem acertado. Em condução normal, as mudanças de marchas acontecem de maneira suave e sem trancos, privilegiando o conforto e, principalmente, a economia de combustível - segundo a fabricante, o consumo médio do EcoSport automático no perímetro urbano é de 6,7 km/l (etanol) / 9,7 km/l (gasolina).

Ao posicionar a alavanca do câmbio na posição ‘S' (Sport), o comportamento do Ford fica mais interessante, a começar pela ausência da sexta marcha (eliminada automaticamente pelo sistema). As acelerações são vigorosas (veja números de desempenho no quadro acima), mas o que realmente impressiona são as retomadas. Graças ao sistema de dupla embreagem, que pré-seleciona a marcha seguinte, a caixa está sempre preparada para atender à demanda do acelerador.

A 120 km/h, o conta-giros trabalha a 3.500 rpm - no modo ‘D', as rotações caem para silenciosos 2.000 rpm

Ao contrário da maioria dos motores 16V, que só trabalham bem em altas rotações, o Duratec exala vigor também em giro baixo. A partir de 2.000 rpm quase 90% do torque máximo (17,3 mkgf) já está disponível.

O Powershift possibilita também trocas manuais por intermédio de um botão na própria manopla, algo relativamente incômodo - mudanças por meio das aletas (borboletas) atrás do volante ou por toques na alavanca são mais práticas. No modo ‘D' (Drive), basta tocar no botão para que o controle das marchas passe para o motorista. Com o tempo, entretanto, a função automática é restabelecida. No modo ‘S', ao contrário, o sistema não volta sozinho para o automático e mantém - até o limite aceitável - a marcha selecionada pelo condutor.

CONFORTO

A partir da versão SE Powershift, o EcoSport é equipado com air bag duplo, freios com ABS (antitravamento), assistência de partida em rampa, controles de estabilidade (ESP) e tração (ASR), ar-condicionado, direção elétrica, travas e vidros (dianteiros e traseiros) elétricos, e sistema Sync de entretenimento (com Bluetooth e comando de voz).

A opção Titanium oferece a mais rodas de liga leve de 16 polegadas, ar-condicionado digital, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento (traseiro), controlador de velocidade e partida sem chave (botão start/stop). Bancos revestidos em couro e air bags laterais e de cortina custam R$ 3.700.

EcoSport traz versão Freestyle 4WD

O novo Ford EcoSport ganhou versão para atender aos sujeitos com pegada off-road light. Trata-se da Freestyle 4WD, que parte de R$ 66.090 e traz tração integral permanente. Ao toque de um botão no painel central, maior torque é direcionado para as rodas traseiras nas situações mais extremas.

Outro aliado à vida fora de estrada é a tecnologia ITCC, que consiste no controle inteligente de torque. Ou seja, sistemas mecânicos e eletrônicos identificam qual roda necessita de mais força para driblar o obstáculos e impedir um possível atolamento.

A 4WD oferece também controle de estabilidade (ESP), direção elétrica e freios antitravamento (ABS). O conjunto completo de segurança dinâmica é derivado do Ford Escape, utilitário vendido pela marca nos Estados Unidos e Europa. O motor é o mesmo Duratec 2.0 Flex - mesmo de outras versões do EcoSport - e transmissão é manual de seis marchas.

O Freestyle 4WD entrega de série sistema multimídia SYNC com Bluetooth e comandos de voz, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado e rodas de liga leve. Por mais R$ 3.700 são oferecidos couro e air bags laterais. (Lukas Kenji. Enviado a Itatiba-SP)




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