Setecidades Titulo Novidade
S.Bernardo recebe ambulância com UTI neonatal

Doação foi feita ao HMU e será entregue hoje; veículo especializado traz segurança para transporte

Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
12/10/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Bernardo ganhou a primeira ambulância equipada com UTI Neonatal da cidade. A doação foi feita pela entidade Rotary Club Rudge Ramos, com ajuda de outros empresários, e será entregue hoje ao HMU (Hospital Universitário Municipal), onde funciona a única maternidade pública do município.

O principal benefício da ação será garantir mais segurança no transporte de recém-nascidos para outras unidades hospitalares, situadas na região ou na Capital. O veículo equipado custa, em média, R$ 170 mil. A solenidade de entrega será hoje, às 10h, no Campo do Vivaldi, localizado na Rua Sapucaí, 480.

Antes, o serviço era feito de forma improvisada por veículos do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) ou ambulâncias neonatais terceirizadas. Os bebês precisam de transporte para realizar, por exemplo, tomografias, neurocirurgias e cirurgias cardíacas. Por dia, são feitos dois transportes, em média.

Entre os diferenciais da ambulância está o trilho da maca acoplado à incubadora, que dá maior estabilidade e minimiza movimentações bruscas. "Trata-se de serviço especializado e de ponta. Agora, a situação está ideal. Poderemos evitar que as condições de saúde do bebê piorem por conta do transporte improvisado", explica o diretor do HMU, José Kleber Kobol Machado.

A parceria do Rotary Club com o HMU já rendeu doação de aparelhos de ar-condicionado, entre outros itens. Pelo menos 14 empresas participaram ativamente da doação deste ano. "Sempre estamos dispostos a ajudar.

O projeto foi apresentado no ano passado e resolvemos abraçar. Certamente a parceria continua", disse o atual presidente do Rotary Rudge Ramos, Agnaldo José Castilho.

Na região, Santo André (duas), São Caetano (uma), Diadema (uma) e Ribeirão Pires (uma) contam com ambulâncias com UTI neonatal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;