Setecidades Titulo Desafio de Redação
Estudantes pensam na profissão do futuro

Alunos do Sesi, em Santo André, têm também aulas práticas de capacitação profissional

Por Guilherme Monfardini
Do Diário do Grande ABC
21/09/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Os alunos do Centro Educacional Sesi 265, no Jardim Santo Alberto, em Santo André, realizaram ontem a prova do Desafio de Redação, com o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? Os estudantes do Ensino Médio se mostraram preocupados com o mercado de trabalho que irão encontrar em 2020, quando estiverem graduados. Eles acreditam que mais oportunidades aparecerão, mas será preciso muito estudo para preencher as vagas abertas.

A estudante do 3º ano Jaqueline Ferreira Soares, 17 anos, acredita que no futuro as mulheres estarão ainda mais fortes. “Espero muitas mulheres no mercado de trabalho, fazendo a diferença. Está na hora de ocuparmos mais cargos importantes nas empresas.”

Jaqueline quer se formar em engenharia civil e espera ter sucesso na vida pessoal e profissional. “Desde o início procuro obter sucesso profissional, e consequentemente isso passa pelo sucesso pessoal”, garante.

Caroline Santiago da Silva, também do 3º ano, acredita no futuro. “Quero entrar na faculdade, me formar em fisioterapia, conseguir um bom trabalho para poder ajudar quem necessita, mas não encontra ajuda, e construir uma família.”

O estudante do 2º ano Guilherme Rodrigues dos Santos escolheu como profissão o curso de desenho mecânico. “Hoje a profissão já é muito buscada, em 2020, será ainda mais. Vou poder trabalhar, já que como as cidades crescem cada dia mais, serão necessários mais desenhistas”, acredita.

Pensando no futuro profissional, Kathleen Imaculada Mascarenhas Nicolau, do 2º ano, já faz estágio na área que quer trabalhar. “Quero fazer direito, mas a concorrência é grande. Em 2020 vai ser ainda maior, por isso, já faço estágio no Fórum de Santo André”, disse ela, e completou que no ano que vem já quer começar a fazer cursinho junto com o 3º ano do Ensino Médio, para ter mais chances de entrar na faculdade.

“O mercado de trabalho deve ser competitivo para quem está tentando entrar agora, porque tem muita gente se preparando para conseguir uma boa colocação. Isso vai fazer as vagas ficarem mais concorridas ainda, o que vai nos obrigar a continuar estudando mais”, opinou o aluno Silas Lopes Sanches, do 1º ano.

Já Suellen de Abreu Costa, do 3º ano, acredita que as boas oportunidades de emprego estarão em áreas novas. “Quero cursar comércio exterior primeiro porque vejo boas chances de emprego quando me formar e segundo porque acredito que essa seja uma área que vai oferecer muitas oportunidades de trabalho. Esse mercado tem crescido bastante”, explicou.

O Desafio de Redação é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS (Universidade Municipal de São Caetano), patrocinado pela Petrobras e com apoio da Ecovias. A melhor redação entre os alunos do último ano do Ensino Médio será premiada com bolsa de estudos na USCS. As provas foram prorrogadas e serão aplicadas até o dia 26.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;