Política Titulo Aloprado
Hamilton vê chance
de limpar sua imagem

Diretor do Consórcio vai lidar com autoridades
do País; ele afirma que não disputa mais eleição

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
26/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Recém-nomeado diretor de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, o ex-vereador de São Caetano Hamilton Lacerda (PT) vê no cargo a oportunidade de fazer um trabalho “positivo” e desvincular sua imagem do caso dos ‘aloprados’, que corre na Justiça do Mato Grosso. O petista classifica a atual posição como “técnica” e descarta disputar novamente cargo eletivo.

“Tomei uma decisão irreversível no sentido de não ter nenhuma pré-disposição em disputar cargos públicos. Tenho experiência, tenho minha bagagem profissional técnica que está à disposição. Vou fazer como sempre fiz e espero que lá na frente tenha um resultado positivo. E para mim mais ainda, porque, se uma pessoa não estiver preocupada com sua própria imagem, vai estar preocupado com o quê? Estou preocupado com a minha imagem no sentido de poder viver bem com a minha mulher, meus filhos, ao lado dos meus amigos. Isso é o que me interessa”, disse.

Hamilton, que permanece filiado ao PT, viu seu plano de retornar à vereança são-caetanense naufragar no ano passado, quando obteve 651 votos e declarou desligamento de atividades políticas. O cargo no Consórcio, no entanto, vai colocá-lo em contato diretamente com autoridades da região, do Estado, da União e traz holofotes populares. “A projeção é dos prefeitos. Qualquer projeção que eu tenha aqui é de trabalho. Não tenho dúvida que todas as coisas que fizer positivamente de alguma maneira vão contribuir para isso. Mas, o objetivo de eu estar aqui é poder colaborar com a região. Se acontecer qualquer outra coisa, vai ser consequência.”

O convite para a contratação de Hamilton no dia 18 partiu do diretor-executivo da entidade, Luís Paulo Bresciani, com aval do presidente do colegiado, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT). “Sempre tive uma relação pessoal e política próxima do Marinho em todos os momentos: na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Então, tenho certeza que, se eu vim para esse cargo, o Marinho corroborou e o convite não existiria sem anuência dele”, destacou.

Coordenando a campanha do hoje Ministro da Educação, Aloizio Mercadante (PT), ao Palácio dos Bandeirantes em 2006, Hamilton foi flagrado por uma câmera de um hotel da Capital portando uma mala que supostamente teria dinheiro para compra de dossiês contra tucanos. As informações em vista seriam sobre a ‘máfia dos sanguessugas’, esquema que superfaturava a compra de ambulâncias em prefeituras paulistas. “Desde que isso aconteceu trabalho para botar um ponto final. Mas não está sob a minha governabilidade. Hoje existe um processo que fiz questão de responder em primeira mão, porque não tenho absolutamente nada a esconder. Posso ter cometido um erro político, mas não um crime. O retorno dos meus advogados é de que o processo pode ser extinto ou eu ser absolvido”, finalizou.

Petista vai trabalhar na execução do PPA Regional

O novo diretor de programas e projetos do Consórcio Intermunicipal, Hamilton Lacerda (PT), será responsável, ao lado do diretor-executivo, Luís Paulo Bresciani (PT), pela execução do PPA Regional, que terá plenária em cada uma das sete cidades do Grande ABC. A construção da peça tem intenção de se alinhar aos planejamentos de quatro anos dos governos estadual e federal para facilitar a captação de recursos.

A função, segundo Hamilton, será de consolidar o diagnóstico do planejamento regional para o próximo quadriênio. Com essas informações em mãos, a meta é acionar o Estado e a União para investimento na região por meio de projetos. “A cultura de planejamento no Brasil ainda é muito insípida. Quem sabe no futuro essas ações regionais serão implementadas, não pela prefeitura A ou B, ou pela prefeitura A ou B em conjunto, mas pelo Consórcio”, explicou.

A formação em Administração Pública e Engenharia são os principais argumentos do presidente da entidade, o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho (PT), para a nomeação. “A avaliação é que a Solange (Ferrarezi Zanetta, antecessora) não vinha correspondendo e precisava de um processo de renovação. A avaliação é que o Hamilton preenche os requisitos técnicos para dar dinamismo na diretoria”, disse.

Sobre a repercussão pelo suposto envolvimento no caso dos ‘aloprados’, o prefeito de São Bernardo disse que “não se trata de uma atuação política, mas técnica. Se fosse, por exemplo, um secretário-executivo, caberia, mas não se trata disso, é uma atuação para dentro e não para fora”.

“Estudei administração pública, minha dissertação de mestrado é de Resíduos Sólidos da região. Meu orientador foi o (prefeito de Santo André morto em 2002) Celso Daniel. Minha dissertação começa justamente na criação do Consórcio, que lá em 1986, depois em 1988, tinha-se um problema concreto da gestão de resíduos. Sempre acompanhei seja como estudante, seja como cidadão, seja como vereador e agora estou na condição de diretor do Consórcio”, ressaltou Hamilton Lacerda.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;