Setecidades Titulo Clima
Sensação térmica
deve despencar para
0°C no Grande ABC

Frente fria vinda do Sul do continente só deve deixar a região a partir de sexta-feira

Por Guilherme Monfardini
Do Diário do Grande ABC
24/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Tiago Silva/DGABC


Uma frente fria vinda do Sul do continente derrubou as temperaturas em várias regiões do Brasil, e provocou até neve em algumas áreas do Sul do País e do Mato Grosso do Sul. No Grande ABC, o tempo não está diferente e a sensação térmica hoje deve ser de 0°C. “As temperaturas ficam em torno dos seis graus na região, mas a sensação fica bem abaixo, chegando a 0°C”, disse a técnica em meteorologia da Somar Cintia de Albuquerque Mendes.

Os termômetros só voltam a subir na sexta-feira, mas isso não significa que o frio vai acabar: a mínima prevista é de 11°C, e a máxima não passa dos 17°C.

Durante este mês, as temperaturas devem ficar abaixo da média, se comparadas ao ano passado. “Neste ano o frio está mais intenso, e as temperaturas estão 3°C mais baixas. Isso ocorre porque as massas de ar frio estão mais abrangentes e fortes, o que faz com que cheguem a áreas em que normalmente não alcançam, como Acre e Rondônia”, disse Cintia.

Segundo a técnica, até agora as chuvas estão 4% acima da média para o período. “A chuva começa a diminuir na sexta-feira, e o fim de semana deve ter céu aberto.”

TRABALHO

O frio faz muitas pessoas mudarem os hábitos, principalmente quem precisa acordar cedo. A pesquisadora Jéssica Batista Matsou, 16 anos, acha muito ruim trabalhar nesta época. “Estou com três blusas e luvas, e ainda sinto frio.”

A gari Neuma Soares da Silva, 29, diz que sente mais frio quando está parada. “Enquanto o corpo está em movimento, varrendo, a gente não sente.” Neuma acorda às 6h para estudar. “Quero me formar. Só paro às 20h. É complicado acordar com o frio.”

Mas nem todo mundo reclama. O entregador de panfletos que se identificou apenas como Sebastião, 63, disse que se protege o máximo possível. “Faço o que posso, mas já acostumei. Já faz muito tempo que entrego panfletos. O pior é a mão, que quase congela, por isso, uso luvas.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;