Setecidades Titulo Infraestrutura
Só borracheiros acham
bom o Corredor ABD

Avenidas responsáveis pela principal ligação Santo André,
São Bernardo e Diadema sofrem com a falta de manutenção

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/07/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


O motorista que trafega pelos 11 quilômetros de vias que compõem o chamado Corredor ABD encontra grande quantidade de buracos e imperfeições no asfalto. A principal ligação entre Santo André, São Bernardo e Diadema é composta pelas avenidas Prestes Maia, Lions e Fábio Eduardo Ramos Esquível. As vias recebem nos dias úteis entre 40 mil e 50 mil veículos por sentido e têm grande circulação de caminhões.

A equipe do Diário percorreu todo o trajeto em ambos os sentidos. O pior trecho é localizado no bairro Pauliceia, em São Bernardo, próximo à divisa com Diadema. Por lá, há grande concentração de buracos, que chegam a ter até cinco centímetros de profundidade. As crateras estão mais presentes no sentido Diadema, nas proximidades da Rua General Bertoldo Klinger e do hipermercado Extra. A má conservação da pista atrapalha a fluidez, já que os motoristas costumam reduzir a velocidade ao perceber as falhas.

As condições do corredor melhoram quando a avenida passa a se chamar Fábio Eduardo Ramos Esquível, mas o asfalto volta a apresentar imperfeições no entorno da Rodovia dos Imigrantes.

No sentido contrário, o motorista também encontra problemas no trecho antigo da Avenida Lions. Por ali, o solo é imperfeito, com ondulações e degraus. A Nova Lions, que passou por obras de rebaixamento e foi entregue em maio, apresenta boas condições.

Em Santo André, as falhas na pavimentação da Avenida Prestes Maia estão mais concentradas na região do núcleo Tamarutaca. As imperfeições voltam a incomodar os motoristas nas proximidades do quartel do Corpo de Bombeiros. As várias camadas de asfalto já colocadas sobre a via fazem aumentar as ondulações.

SOLUÇÕES

A Prefeitura de Diadema informa que aguarda viabilidade de recursos para recapear toda a extensão da Avenida Fábio Eduardo Ramos Esquível e alguns trechos do Corredor ABD. Em relação ao trecho próximo à divisa com São Bernardo, a administração esclarece que o local ainda passa por obras da Saned (Companhia de Saneamento de Diadema). O Executivo promete recuperar o asfalto na região da Imigrantes ainda nesta semana.

Segundo a Prefeitura de São Bernardo, a Lions passou por operação tapa-buraco em maio, e as vias estão sob análise para a realização de manutenção. A administração de Santo André informa que a Prestes Maia também passou por operação semelhante, e que o serviço será feito novamente nos fins de semana de agosto.

Más condições aumentam movimento em borracharias

Prejuízo para os motoristas, lucro para as borracharias. A grande quantidade de buracos ao longo dos 11 quilômetros do Corredor ABD faz com que aumente o número de veículos que necessitam de reparos em pneus, suspensões e amortecedores. "Por dia, passam por aqui uns 30 motoristas que tiveram algum tipo de problema com essa buraqueira", relata o borracheiro Leandro de Souza, 25 anos.

Além de tapar buracos, os motoristas costumam procurar pelos serviços de alinhamento e balanceamento. "De vez em quando chegam alguns com a roda amassada, de tão forte que foi o impacto", acrescenta o borracheiro Luís Pereira, 45, que trabalha em oficina localizada nas proximidades da Rua General Bertoldo Klinger, em São Bernardo.

Na avaliação do pedreiro José Maurílio Bernardo, 45, as crateras também representam risco de acidentes. "Principalmente com quem não é daqui. O pessoal vem rápido e, quando percebe o buraco, freia com tudo. Se o motorista de trás não estiver esperto, bate na traseira." O pedreiro diz já ter visto caso de atropelamento relacionado às más condições do solo. "Uma vez um carro foi desviar do buraco, não olhou no retrovisor e acabou derrubando um motoqueiro que vinha pelo corredor", lembra.

Para o operador de máquinas Mário da Silva Santos, 34, as prefeituras das três cidades deveriam se preocupar mais com as condições da via. "Esse é um corredor importante. Por aqui passam muitos caminhões. Não dá para ficar largado desse jeito." Morador de Diadema, Santos cobra melhorias na avenida por onde passa todos os dias. "Pagamos muitos impostos. É impossível que não tenham dinheiro para arrumar isso", critica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;