Internacional Titulo
Polícia indonésia se prepara para eventuais ataques no Natal
Por Da AFP
24/12/2004 | 10:39
Compartilhar notícia


A polícia indonésia informou nesta sexta-feira que está preparada para enfrentar eventuais ataques islâmicos por ocasião do Natal. Os cristãos pretendem se reunir para comemorar a data, apesar das ameaças de atentados.

Mais de 180 mil policiais foram mobilizados no arquipélago, pois as autoridades temem eventuais atentados, sobretudo contra a minoria cristã, por ocasião da festa de Natal.

O porta-voz da polícia, general Sunarko Danu Ardanto, explicou que cada chefe de polícia local entrou em coordenação com as autoridades civis e militares para proteger as igrejas, templos, centros comerciais e outros locais sensíveis.

A operação ‘Candeia 2004’ (Lilin 2004) tem o objetivo de evitar a repetição do Natal sangrento de 2000, quando uma série de atentados islâmicos contra locais de culto cristão provocou 19 mortes e deixou dezenas de feridos.

A mobilização não conseguiu impedir que criminosos atacassem um religioso cristão, que ficou gravemente ferido na cidade de Posso, centro da ilha de Celebes, cenário freqüente de tensões entre muçulmanos e cristão.

A polícia não informou se a vítima era um sacerdote católico ou um pastor protestante.

Na capital, Jacarta, 28 mil pessoas foram mobilizadas para garantir a segurança durante as festas: 14 mil policiais, 8 mil militares e 6 mil funcionários municipais.

O general Firman Gani, chefe de polícia de Jacarta, disse que 467 igrejas e outros 67 locais de culto receberão proteção especial.

O presidente do país, Susilo Bambang Yudhoyono, deu instruções precisas para que policiais uniformizados e à paisana sejam posicionados diante dos prédios cristãos.

O governo informou que as cidades de Jacarta, Medan (norte de Sumatra), Makassar (sul de Celebes) e Surabaya (leste de Java, reduto muçulmano) serão particularmente vigiadas.

Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Reino Unido advertiram seus cidadãos sobre o grande risco de atentado antes do Natal.

Quase 90% dos 223 milhões de indonésios são muçulmanos e em sua grande maioria praticam um islamismo tolerante. Porém, em algumas regiões, os atos de violência religiosa são crônicos, sobretudo onde os cristãos representam metade da população.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;