Setecidades Titulo
UFABC aceita inscrição de projetos até quarta
Por Andrea Catão
Do Diário do Grande ABC
12/12/2005 | 08:35
Compartilhar notícia


Arquitetos e engenheiros de todo país têm até quarta-feira para se inscrever no concurso que vai escolher o projeto arquitetônico do campus da UFABC (Universidade Federal do ABC), que terá sede em Santo André. Os trabalhos devem ser apresentados até o dia 6 de janeiro. Até sexta-feira da semana passada, o IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) havia recebido 27 inscrições. A entidade é parceira do MEC (Ministério da Educação) para a realização do concurso. O julgamento dos trabalhos será feito entre 9 e 13 de janeiro.

O regulamento do concurso está disponível no site do IAB, bem como a ficha de inscrição. Os associados à entidade deverão pagar taxa de R$ 100. Os não-sócios, R$ 200. Serão aceitos trabalhos apresentados por profissionais diplomados em nível superior, residentes e domiciliados no país e que estejam registrados no sistema Confea (Confederação Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e Crea (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

O campus da UFABC será construído em terreno localizado na esquina da rua Santa Adélia com a avenida dos Estados, no bairro Bangu, em Santo André. A área, com 70 mil m², foi doada pela Prefeitura de Santo André mediante aprovação de lei municipal aprovada em setembro deste ano. No site do IAB, os candidatos terão acesso ao mapa de localização do terreno, bem como fotos e dados adicionais a respeito da topografia e dimensões da área.

Levantamento realizado pelo MEC e pelo instituto indicam que o terreno terá capacidade para abrigar até 9 mil alunos nos cursos de graduação, 2,5 mil em programas de mestrado e mil em doutorado. No entanto, a lei federal que criou a UFABC determina que a instituição pública de ensino superior deverá oferecer até 20 mil vagas em graduação.


Aulas – As aulas da UFABC devem ter início em setembro do ano que vem, com vestibular previsto para os meses de junho e julho. Até fevereiro, o MEC deverá abrir concurso público para contratação de 120 professores doutores que vão ministrar as aulas do curso básico, que terá duração de três anos. Os candidatos, ao contrário de outras universidades, não escolhem de imediato a área que pretendem atuar. Somente ao final dos três anos de curso é que fazem a opção da área de especialização a que estão interessados. n


A ficha de inscrição e a documentação descrita no regulamento estão disponíveis no site do IAB (www.iab.org.br/concursouufabc) e devem ser enviadas para a sede da entidade, em nome do Concurso Nacional UFABC, Instituto de Arquitetos do Brasil - Direção Nacional. O endereço é avenida Rio Branco, 277, sala 1.301, Centro, Rio de Janeiro (RJ). O CEP é 20040-009. O e-mail para contato é concursoufabc@iab.org.br e o telefone é (0xx21) 2533-9514.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;