Cíntia Bortotto Titulo
Como investir seu 13º na carreira

Planejar o futuro distingue as pessoas que terão sucesso

Cíntia Bortotto
08/11/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Com o fim de ano se aproximando, chega a hora de finalmente receber o seu tão merecido 13º salário. Mas qual a melhor forma de aproveitá-lo? A tendência natural do ser humano é investir no que lhe trará o prazer imediato ou a curto prazo, mas o que começa a diferenciar as pessoas que terão sucesso das que não terão é a sua capacidade de conseguir pensar e se planejar para o futuro. Divertir-se é importante, mas investir no futuro garantirá que você possa continuar se divertindo e com ainda mais opções.

Sua carreira, seja ela qual for, é o que lhe fará trilhar um caminho de sucesso, inclusive financeiro, o que lhe permitirá ter reservas suficientes para que você invista em lazer, cultura, educação continuada, patrimônio, etc.

TURBINANDO SEU DESENVOLVIMENTO

Sugiro que você realize todos os anos algum investimento em sua carreira. Pode ser um treinamento, uma especialização, o aprendizado de outro idioma, uma graduação, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado, processo de coaching, processo de planejamento de carreira, assessoria de imagem, entre outros. Recomendo que pelo menos 10% de sua renda sejam utilizados no investimento na carreira. É uma aposta no futuro que com certeza renderá frutos.

Pesquisas apontam que o salário praticamente dobra a cada nível de escolaridade que você obtém e as chances no mercado de trabalho, tanto para entrar, quanto para se manter e ser notado por trabalhos diferenciados, são maiores. Também é importante o desenvolvimento de competências comportamentais, e para isso, sugiro processos de coaching e treinamentos comportamentais com bastante investimento em autoconhecimento.

Para planejar o investimento, é melhor sempre começar com um dinheiro que não faz parte da sua renda comprometida, ou seja, o 13º salário é uma boa opção. Quais são os caminhos para eu investir melhor meu dinheiro?

ESCOLHA SEU INVESTIMENTO

A educação formal é sempre o caminho que é como a "espinha dorsal". Ela deve alicerçar suas escolhas. Logo depois do ensino médio, o ensino superior deve ser priorizado.

Após o curso superior muitos recomendam uma pós-graduação, eu prefiro recomendar o aprendizado de idiomas. Na verdade, o inglês preferencialmente deve ser cursado antes ou durante a faculdade. Cursos de curta duração direcionados exatamente ao trabalho que você realiza também podem ajudar e por serem muitas vezes mais baratos do que programas de formação podem ser feitos paralelamente com o aprendizado de idiomas.

Fazer uma especialização, MBA, mestrado e doutorado também são escolhas excelentes. Na medida em que se cresce na carreira, é preciso se aperfeiçoar em cursos ou programas de negócios em escolas de renome tanto no Brasil como no exterior. Para quem escolheu uma carreira não corporativa, especializações fora do país também são bem vistas.

MAS E AS FÉRIAS?

É possível combinar o investimento do 13º em carreira e férias ao mesmo tempo. Uma possibilidade é organizar uma viagem para aprimorar um idioma, mas com uma carga horária na escola que permita que você conheça o país.

Também é possível fazer isso permanecendo no Brasil. Existem vários intensivos e cursos de férias nas principais universidades e escolas de idiomas, que podem ser muito bem aproveitados.

Normalmente as universidades pinçam parte de seus programas da graduação ou pós e oferecem em cursos de curta duração em um período em que a pessoa tem mais disponibilidade de horário por conta das férias escolares. É uma boa oportunidade de reciclagem ou aperfeiçoamento.

NECESSIDADES DA FAMÍLIA

Obviamente não dá para ignorar necessidades e preferências que a família demanda, mas investimento na carreira é como colocar combustível em um carro para que ele continue andando. Ele deve ser organizado mensalmente, assim como custos extras como impostos (IPTU, IPVA), pré-matrícula. O seu estilo de vida deve caber no seu salário, tirando as obrigações. Uma parte do 13º pode e deve ser utilizado para compras de Natal, lazer, viagem, mas é uma boa oportunidade para pensar em sua formação.

A disciplina do investimento em carreira fará você entrar em um ciclo virtuoso. Com uma remuneração maior, você conseguirá melhorar os outros itens da sua vida com mais facilidade. Siga confiante e boa sorte!




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;