Economia Titulo
Mudanças não afetarão quem está para se aposentar
17/07/2010 | 07:05
Compartilhar notícia


O ministro da Previdência, Carlos Eduardo Gabas, garantiu ontem que qualquer mudança a ser realizada no regime de Previdência Social não afetará as pessoas que estão próximas do período de aposentadoria.

"Quem for se aposentar em cinco ou dez anos não sentirá qualquer mudança", disse a jornalistas após participar do seminário Fundamentos de Registros de Benefícios Previdenciários a Empregados, realizado em Brasília.

Gabas, que é contrário a uma grande reforma da Previdência, por temer corrida aos pedidos de aposentadoria, avalia, no entanto, que há necessidade de ajustes pontuais.

Indagado sobre as recentes votações em países da Europa sobre a ampliação da idade mínima, o ministro salientou que o regime geral de Previdência Social no Brasil não conta com idade mínima para aposentadoria. "Esta é uma discussão a se fazer sem paixão. É questão de sustentabilidade, mas não há intenção de se debater o tema para quem já está no regime. Isso é para os futuros trabalhadores", reforçou.

Para Gabas, a aposentadoria mais tardia é questão de "justiça previdenciária", pois a população está envelhecendo. "Minhas filhas vão viver mais de 100 anos e se elas se aposentarem aos 50, vão fazer o que neste período, que ainda é de grande produtividade?", questionou.

Mais uma vez, o ministro salientou que este é assunto que caberá apenas ao próximo governo discutir. Gabas já anunciou que elaborou e apresentará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva proposta para mudanças no setor previdenciário, que por sua vez deve encaminhada ao seu sucessor.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;