Internacional Titulo
Chávez denuncia planos de magnicídio por parte dos EUA
Por Da AFP
04/03/2007 | 15:26
Compartilhar notícia


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, denunciou que os planos de magnicídio contra ele ganharam força desde a designação de John Negroponte como número dois do Departamento de Estado americano.

Em uma entrevista exibida no novo programa de televisão de seu ex-vice-presidente José Vicente Rangel, Chávez descartou a possibilidade de um golpe de Estado ou de uma insurreição.

"Para mim, o fantasma do magnicídio está plantado permanentemente, mais que outras opções", disse Chávez, ao mesmo tempo que revelou ter dado instruções aos serviços de inteligência venezuelanos para lançar uma "ofensiva".

"É possível que em breve aconteçam surpresas neste tema, mas não falo mais", declarou o presidente venezuelano, antes de enfatizar que a "hipótese do magnicídio ganhou peso no cenário".

"A quem juramentaram na Casa Branca subsecretário de Estado? Um assassino profissional, John Negroponte", perguntou e respondeu o próprio Chávez.

"Designaram unidades especiais da CIA (inteligência americana) e verdadeiros assassinos que andam, não apenas aqui na Venezuela, mas na América Central e América do Sul", prosseguiu.

No dia 13 de fevereiro, o Senado dos Esatdos Unidos confirmou John Negroponte, de 67 anos e que era chefe dos serviços de inteligência americanos desde abril de 2005, no cargo de subsecretário de Estado.

Chávez detalhou que recebeu relatórios de inteligência da América Central: "As pessoas de (Luis) Posada Carriles andam muito ativas na América Central e buscando seus contatos na Venezuela".

Caracas exige a extradição do anticastrista Posada Carriles, acusado por um atentado contra um avião cubano que deixou 73 mortos.

"Entre outras coisas estão buscando explosivos em grandes cantidades. Andam pensando, por exemplo, em uma espécie de carro-bomba ou andam buscando mísseis terra-ar pensando no avião presidencial", acrescentou.

"Estamos ativos", disse o presidente da Venezuela. "Com a ajuda de nossos amigos no mundo e a experiência que nossas equipes vêm adquirindo neutralizamos estes planos", completou.

"É extremamente difícil um golpe de Estado, não deixaria de ser uma loucura. Uma insurreição popular, estiveram mencionando isso em alguns setores, é extremamente difícil", descartou.

"A tese é o magnicídio", concluiu Chávez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;