Internacional Titulo
Corte analisa apelaçao de ex-ditador chileno
Por Do Diário do Grande ABC
30/09/2000 | 09:48
Compartilhar notícia


A Corte de Apelaçoes aceitou examinar a apelaçao apresentada pela defesa do ex-ditador chileno Augusto Pinochet,84, para que ele nao seja submetido a exames médicos de sanidade mental.

Segundo fontes dos tribunais de Justiça, com esta resoluçao, a Quinta Sala da Corte de Apelaçoes de Santiago vai analisar a situaçao como causa ``ordinária', o que pode atrasar o trâmite de um a quatro meses.

Na última segunda-feira, o juiz Juan Guzmán Tapia, que investiga as 171 acusaçoes apresentadas contra o ex-ditador, emitiu uma ordem para submetê-lo a exames de sanidade mental.

Pinochet perdeu o direito de sua imunidade parlamentar como senador vitalício pela Corte Suprema, em 8 de agosto de 2000.

Os exames médicos e qualquer açao judicial - incluindo um eventual interrogatório - estao suspensos até que a Justiça decida sobre o recurso da defesa, que pede a realizaçao de exames gerais de saúde, e nao apenas mentais.

A defesa recorreu na quarta-feira passada à Corte de Apelaçoes de Santiago da ordem do juiz Guzmán para submeter Pinochet ao exame de sanidade.

Os advogados de acusaçao, por sua vez, exigem que Pinochet seja interrogado o quanto antes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;