Economia Titulo
Adolfo Rodríguez Saá renuncia à Presidência da Argentina
Do Diário OnLine
31/12/2001 | 00:42
Compartilhar notícia


Em pronunciamento em rede nacional, o presidente interino da Argentina, Adolfo Rodríguez Saá, apresentou sua renúncia, na madrugada desta segunda-feira.

Saá havia convocado os governadores do partido Justicialista para uma reunião neste domingo para tomar medidas de emergência para conter a grave crise economica e social do país, mas apenas quatro dos 19 peronistas compareceram. Os governadores que esvaziaram a reunião alegaram que não apoiavam a intenção de Saá de ficar na presidência até 2003.

Durante o pronunciamento, o presidente interino disse que não teria condições de governar o país sem o apoio dos governadores, e como tinha antecipado, deixava o cargo. "Esta atitude mesquinha não me deixa outro caminho senão apresentar minha renúncia indeclinável à Assembléia Legislativa", disse. Saá fez questão de mencionar as medidas que adotou nos primeiros dias na presidência, e disse que o país não está isolado da comunidade internacional. Segundo ele, a Argentina voltou a contar com o apoio internacional depois que ele chegou ao poder.

Há apenas oito dias no poder, Saá viu sua frente política 'derreter' no sábado, com a renúncia coletiva de todos seus ministros, pressionados pelos protestos da população, que tomaram conta das ruas contra a nomeação de políticos acusados de corrupção e contra a limitação dos saques bancários.

O presidente do Senado, o peronista Ramón Puerta, assume a presidência interinamente até o dia 3 de janeito, quando a Assembléia Legislativa escolherá o novo presidente provisório.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;