Economia Titulo
Regulação americana permanece com brechas
Nelson Rocco
Do Diário do Grande ABC
13/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A quebra do banco Lehman Brothers, em setembro de 2008, expôs os defeitos do sistema de regulamentação e vigilância bancária americano, que permanece cheio de brechas um ano depois, apesar do projeto de reforma proposto pelo governo Obama.

Um exemplo ilustrativo da cegueira dos reguladores é que uma das principais autoridades de controle, o presidente do Fed (Federal Reserve), Ben Bernanke, disse no dia 15 de julho de 2008 que o sistema bancário americano estava bem capitalizado. Desde então, mais de 100 bancos americanos entraram com pedidos de falência além do Lehman.

Os principais pontos fracos já foram identificados: divisão de tarefas, normas frouxas e reguladores permissivos, além de uma política de remunerações que estimula riscos desnecessários e da ausência de controle sobre setores inteiros do sistema financeiro.

Ambicioso, o plano de reforma da regulamentação lançado por Obama não racionaliza o sistema, mas tenta preencher as lacunas, como explicou o ex-representante republicano Michael Oxley.

O governo propõe a criação de um Conselho de Vigilância dos Serviços Financeiros, cuja função seria identificar riscos e coordenar a ação dos reguladores. Planeja reunir todas as instituições financeiras (bancos, fundos de investimento e companhias de seguros) cuja quebra colocaria em risco o conjunto do sistema sob regulador único – o Fed – e endurecer as normas dos fundos próprios de todas estas entidades.

A reforma ainda deve passar pelo Congresso e a lição da história é que a regulação financeira sempre está atrasada em relação às inovações.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;