Esportes Titulo
Chefe da segurança prevê problema durante Eurocopa
Por Angelo Verotti
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
09/06/2004 | 00:07
Compartilhar notícia


A Eurocopa começa sábado, em Portugal, e, a poucos dias do início da competição, o chefe da segurança já prevê problemas. O tenente-general Leonel Carvalho deixa o otimismo de lado quando tem de opinar sobre a possibilidade de ocorrer um atentado terrorista durante o torneio, que termina no dia 4 de julho. O temor de uma catástrofe no país de 10 milhões de habitantes aumentou bastante depois do ataque do terrorismo a Espanha, em março, quando morreram 192 pessoas após a explosão de dez bombas em estações de trens em Madri.

O medo de um ataque aumenta ainda mais às vésperas do torneio pelo fato de Portugal ter dado apoio aos Estados Unidos durante a invasão ao Iraque. Uma pesquisa feita com os próprios portugueses, em março, comprovou que 57% da população acredita que há uma grande chance de uma “tentativa de ataque terrorista da Al Qaeda” no decorrer do evento.

“Não temos o enorme otimismo de que nada vai acontecer. Algo vai acontecer”, afirmou Carvalho, que comanda o comitê de segurança da Eurocopa. “Nosso objetivo é que quando isso acontecer...seja contido com um baixo nível de violência e resolvido rapidamente. Essa é nossa preocupação e nosso grande desafio.”

Para reforçar o esquema de segurança, os 60 mil policiais, bombeiros, médicos de emergência e guardas costeiros não terão folga durante a Eurocopa, que irá reunir 16 seleções, com jogos previstos para dez estádios em oito cidades. Os militares também terão papel preponderante durante a competição. Barcos irão patrulhar os portos e a costa portuguesas. Aviões F-16 da Força Aérea estão em alerta permanente e a Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte) irá fornecer outros aviões de vigilância para guardar o espaço aéreo de Portugal. Atiradores da polícia ficarão sobre telhados para vigiar os estádios. Os hooligans também irão receber atenção especial da segurança da Eurocopa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;