Memória Titulo
Um entregador de leite e pão em Ribeirão Pires

Esta é a história de Manoel Rocha, portuguesinho de 91 anos que veio para o Brasil com 2 anos de idade e para Ribeirão Pires aos 9 anos. Sua...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
05/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Esta é a história de Manoel Rocha, portuguesinho de 91 anos que veio para o Brasil com 2 anos de idade e para Ribeirão Pires aos 9 anos. Sua história envolve o trabalho e o futebol. Ele foi ouvido por Pedro Cordeiro e Antonio Simões, primos e pesquisadores, que localizaram no acervo do entrevistado uma rara foto de um time de Ribeirão Pires chamado Glorioso.

O comércio e o futebol

Pesquisa: Pedro Cordeiro e Antonio Simões - parte 1

1918 - 11 de dezembro - Manoel Rocha nasce no distrito de Aveiros, aldeia de Vagos, em Portugal, filho de Manoel Olimpio da Rocha Gonçalves (1891-1978) e Maria Nazaré Costa Rocha (1896-1990).

1921 - A família chega ao Brasil. Instala-se no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Muda para Bororé, às margens do Rio Grande, na divisa de São Paulo com São Bernardo.

1928 - A mudança para Ribeirão Pires, quando o sítio da família em Bororé é inundado com a formação da Represa Billings pela Light. A família perde todos os seus bens e se vê obrigada a reiniciar a vida.

1928 a 1938 - Em Ribeirão Pires, Manoel Rocha auxilia o pai num sítio próximo à ponte da Light. Ali a família mantém vacarias para a produção de leite. Meninote, Manoel Rocha cuida dos animais do sítio e faz a entrega em domicílio de leite, com as vasilhas transportadas em carroça.

1938 - A família para com a ordenha: a chácara já não propicia boa subsistência. Manoel Rocha é admitido na Padaria Central, da Rua do Comércio, propriedade de Antonio Teixeira, compadre de seu pai. Passa a entregar pães na Estação Rio Grande, hoje município de Rio Grande da Serra.

LAZER

Manoel Rocha passa a jogar futebol na equipe do Glorioso FC, de Ribeirão Pires, que surgiu por esta época - virada da década de 1930 para 1940 - logo após o desaparecimento de outra equipe local, a do Clube Recreativo.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 4 de maio de 1980

Rio Grande da Serra - A cidade enfrenta hoje velhos problemas: crescimento desordenado e falta de recursos, inteiramente localizada em área de mananciais: indústria ou turismo? Quem banca o que?

EM 5 DE MAIO DE...

1955 - Fundada a Banda São José, da Vila Baeta, em São Bernardo.

HOJE

Dia Nacional das Comunicações, Dia da Comunidade e Dia do Expedicionário.

Trabalhadores

Nasce em 5 de maio:

José Alves de Souza. Natural de Própria (SE). Sócio nº 98 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Rua Espanha. 371, Parque das Nações, Santo André.

Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

Turmas

Aqueles meninos de Rudge Ramos e de Santo André

Hoje é o aniversário de Lazaro Leme Silva (Lazinho), de Rudge Ramos, e Wanderley Pires, da Turma da Esquina, de Santo André.

A greve dos 41 dias - 35º dia

Segunda-feira, 5 de maio de 1980. Termina a greve dos metalúrgicos na faixa Santo André a Rio Grande da Serra. Francisco Chagas, ex-vice-presidente dos Metalúrgicos local, conduz a derradeira assembleia, na igreja do Bonfim, Parque das Nações.

Onde estaria Benedito Marcilio, o presidente afastado? Teria mesmo ido à Brasília? Ou não quis conduzir a assembleia que selaria a sorte do movimento na sua base?

Trinta anos depois, Benedito Marcilio é secretário no governo Aidan e bem que poderia elucidar essa questão à história do movimento sindical.

"Depois de 35 dias na guerra, perdi meu fuzil, mas continuo com o capacete", declara ao Diário um operário da Philips, aparentando 50 anos de idade.

Quebra o pau em São Bernardo. Contabilizam-se 68 feridos. E a greve continua na cidade e em Diadema. Até quando?

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Biritiba Mirim - Fundado em 5 de maio de 1873. Separa-se de Mogi das Cruzes em 1964.

Garça - Instalado em 5 de maio de 1929, quando se separa de Pirajuí.

SANTOS DO DIA

Ângelo, Irene, Joviniano, Niceto, Pelegrino e Silvano.

Na estampa, São Pio 5º, papa.

Acervo da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;