Turismo Titulo
Além de Porto de Galinhas
Thiago Mariano
Enviado a Pernambuco
03/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia
Ari Paleta/DGABC


Um dos destinos preferidos de viagem no Brasil, Porto de Galinhas marca pelo ecletismo de um ambiente paradisíaco com estrutura de estância turística, que abriga diferentes públicos em programas que contemplam agito e sossego.

Distante cerca de 60 quilômetros de Recife, a infraestrutura hoteleira da vila conta com mais de uma centena de opções de estadia, de resorts a simples chalés e pousadas. Porto, como é chamada pelos locais, recebeu o nome por servir, no século 19, de ponto de desembarque clandestino de escravos. A senha dos contrabandistas para avisar a chegada dos negros, era: "Tem galinha nova no porto."

Já no centro da vila, vendedores ambulantes circulam disputando a atenção, vendendo queijo coalho, ostras no balde, caldinhos, conchinhas, bebidas e artesanato. Os jangadeiros, que parecem ser em maior número que os turistas, ficam à espera dos que desejam ultrapassar os arrecifes para nadar com os peixinhos nas piscinas naturais. É nelas que estão os turistas, nadando na água morna, alimentando os peixes com as rações vendidas na beira da praia e contemplando-os de snorkel.

O agito acaba a menos de 500 metros do centro, para o Norte ou para o Sul. As areias ficam calmas e semidesérticas, ideais para quem gosta de tomar sol calmamente, contemplando uma bela paisagem.

O passeio de buggy de Ponta a Ponta, pelas sete praias que fazem parte da região, em cerca de 18 quilômetros de extensão, é a pedida preferida. Do Pontal de Camboa até o Pontal de Maracaípe, a programação conta com piscinas naturais, estuários, manguezais e locais para a prática de surfe e mergulho. O buggy, que pode ser alugado por R$ 120 para quatro pessoas, passa por áreas de mata fechada, enormes plantações de coqueiros e áreas residenciais.

Nos extremos da região, um passeio de jangada pelo manguezal revela um dos ecossistemas mais ricos do mundo, com fauna e flora completamente diferentes das que a região costeira apresenta. Mas muito atrativo e facilmente explicado pela aplicação prática das aulas fornecidas pelos jangadeiros.

À noite, barzinhos e restaurantes das mais diversas gastronomias estão por todo o centro da vila. Os pratos de maior saída são as pescadas e os frutos do mar. Para quem, depois de tanto se esbaldar nas paisagens naturais, ainda quiser curtir uma noitada, a danceteria Santeria, que mistura forró, música latina e pop na programação, é a opção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;