Automóveis Titulo
Vendas aquecidas
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
24/11/2010 | 07:15
Compartilhar notícia




Os números pesquisados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) indicam que as vendas estão fortes na primeira quinzena de novembro. De acordo com dados apurados no Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores), foram emplacadas nos primeiros 15 dias do mês 160.583 unidades - crescimento de 14,50% sobre outubro. Em relação à primeira quinzena de novembro do ano passado, as vendas acumulam alta de 30,47%.

Os números indicam que o mercado caminha para confirmar a projeção de vendas de 3,4 milhões de unidades em 2010. Com isso, o Brasil confirma posição de quarto maior do mundo em volume de vendas - feito inimaginável anos atrás.

Em menos de dez dias úteis, o volume diário passou das 14,5 mil veículos. Para a indústria, o número de venda diário é o principal indicador da força das vendas, já que novembro teve dois feriados prolongados, que diminuem a ida do consumidor às concessionárias.

De acordo com analistas, vendas em ritmo forte no fim do ano revelam o alto nível de confiança do consumidor, que aproveita o volume maior de dinheiro no bolso para trocar ou comprar carro zero-quilômetro. "O mercado está dando sinais de que vai registrar bom número de vendas nos últimos dois meses do ano, tradicionalmente bons para a indústria", afirmou Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK.

No acumulado do ano, o volume comercializado encosta nos 2,9 milhões de unidades, contando automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Todos os quatro segmentos estão fortes e devem registrar recordes até o fim do ano. Só na primeira quinzena, foram emplacadas 7.642 veículos contra 6.775 em outubro - alta de 17,80%. Em relação a novembro do ano passado, o crescimento ultrapassa os 22%.

De acordo com a projeção da Fenabrave, novembro fechará com 300 mil unidades emplacadas, resultado que, se confirmado, deve ser muito comemorado por indicar que o mercado se estabilizou em um patamar alto de vendas.

Por outro lado, a indústria também está num ritmo forte de produção e deve encerrar o ano com 3,6 milhões de unidades fabricadas - outro recorde.

As exportações ajudam também a melhorar a produção. As vendas externas neste ano estão, em média, 40% maiores em relação aos números registrados em 2009.

A Volkswagen conseguiu a liderança em automóveis na primerira quinena do mês. Com 23,6% das vendas no período, a VW vem confirmando a tendência de ultrapassar a Fiat em carros de passeio, segmento em que a montadora mineira soma 22,3% das vendas. Depois, vem a GM, com 21,5%, seguida da Ford, com 10,1%.

Em comerciais leves, porém, a Fiat mostra força: tem 21,8%. Em segundo lugar, a VW fica com 14,5%. A terceria colocada, GM, tem 12,2% de partipação, seguida da Ford com 10,6%. É por ter posição forte em comerciais leves que a Fiat vem sustentando a liderança do mercado




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;