Turismo Titulo
Fantástico trem do chocolate
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
06/09/2007 | 07:01
Compartilhar notícia


Queijos e chocolates sempre foram a marca registrada da Suíça. Agora, imagine aliar estas duas delícias a uma das mais belas rotas ferroviárias do país, a Montreux-Oberland-Bernois Railway (MOB). O resultado é o famigerado Trem do Chocolate, que no período de junho a outubro percorre o trecho entre Montreux e Broc para o deleite dos chocólatras de paladar seleto.

O passeio consiste em uma seqüência de irrecusáveis atentados à gula. Primeiro, o veículo atravessa as belíssimas vinícolas da região rumo à cidade de Gruyères, famosa pelo queijo de mesmo nome. Lá, os passageiros trocam o trem por um ônibus que os conduzirá à fábrica da iguaria.

Depois de experimentar a especialidade regada ao bom vinho da região, os turistas visitam um castelo medieval e voltam ao trem para seguir viagem, com vistas à sobremesa, até Broc, onde a fábrica Cailler-Nestlé se encarrega de completar a farra gastronômica com degustação de chocolates e venda dos produtos a preço de custo.

Impossível não encerrar as oito horas do passeio com a carteira mais magra e alguns quilinhos a mais na bagagem corpórea.

Bernina - Além do Trem do Chocolate, a Suíça encanta pela paisagem de seus roteiros ferroviários. Entre as opções estrelam os charmosos vagões vermelhos do Bernina Express, que percorre 102 pontes e viadutos, 52 túneis e galerias circundadas por blocos de neve.

A viagem começa em Chur, uma das mais antigas cidades da Suíça, com cerca de 5.000 anos. Lá, o Bernina Express desliza nos trilhos da estrada de ferro de maior altitude do país (2.253 m acima do nível do mar), atravessa os viadutos de pedra maciça do Vale de Albula, circunda a famosa curva de Montebello e segue para Tirano, na Itália.

O trajeto leva quatro horas para ser concluído. Conforme a locomotiva se aproxima das montanhas cobertas de neve, a temperatura despenca 15ºC.

Glacier - Chur também serve de parada a outra famosa linha de trem suíça, a Glacier Express, que realiza uma viagem inesquecível ligando duas famosas estações de férias: Zermatt e St. Moritz.

Com o Expresso mais lento do mundo (30 km/h), é possível apreciar a fascinante paisagem dos Alpes sem pressa, numa viagem que leva nada menos que sete horas e meia para completar o percurso de 291 km. Parece tempo demais, mas passa rapidinho frente aos cenários únicos, repletos de rebanhos bovinos, geleiras, rios e vales.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;