Memória Titulo
Apresentamos Hosanna, a Miss 3ª Idade de Santo André

A abertura de hoje é sugestão de Joaquim dos Santos, que a exemplo da entrevistada também nasceu na Vila Humaitá

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
12/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A abertura de hoje é sugestão de Joaquim dos Santos, que a exemplo da entrevistada também nasceu na Vila Humaitá e que depois de vários anos retornou conosco, emocionado, à casa de dona Hosanna e seo Neno.

* * *

Hoje é o aniversário de Hosanna Dias Franceschini. Ela nasceu em Sorocaba, no Distrito de Nossa Senhora da Ponte, em 12 de abril de 1922. O casamento em 1954 com Ernesto Luiz Franceschini (Neno). E a mudança para a nascente Vila Humaitá, em Santo André.

Tudo se transformou desde então na vida de Hosanna e do bairro. Mas as lembranças ficaram: do tempo em que as ruas da Humaitá não tinham pavimentação nem iluminação pública.

Das festas que o seo Neno fazia. Festas juninas, com caldeirões de paçoca, pé-de-moleque, doce de batata roxa e balões, múltiplos balões, coloridos balões, de formatos os mais fantásticos imagináveis.

A Refinaria de Capuava principiava logo ali, mas o balão estava impregnado na cultura popular. Ninguém lembra de nenhum desastre então. Ganhamos um monte de fotos deles. Quem sabe em junho a gente mostre aqui em Memória.

Por hoje vamos lembrando que Neno e Hosanna casaram-se na igreja de Vila Alpina; Nhô Crispin e Zezinha do Acordeão tocaram na festa do noivado; as pastorinhas passaram a enfeitar os natais da Vila Humaitá; os congregados marianos do bairro visitavam as casas até para espantar maus espíritos; havia os carvoeiros em domicílio; muitos corintianos e são-paulinos; o circo que fazia temporadas no bairro.

O velho Neno já partiu, com todas as suas histórias. Rondinei dá sequência às tarefas do avô festeiro; dona Hosanna foi eleita Miss 3ª Idade no ano passado. A mesma motivação, a mesma alegria no coração.

A greve dos 41 dias - 12º dia
Djalma Bom era o tesoureiro dos metalúrgicos de São Bernardo. É preciso melhorar o fundo de greve. Então, anuncia um grande show no estádio de Vila Euclides: 50 mil convites para ouvir Chico Buarque no dia 20. Este show jamais se realizaria.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sábado, 12 de abril de 1980

Manchete - Empresa faz acordo e metalúrgicos decidem manter greve na região

São Bernardo - Conrado Bruno Corazza assume Secretaria de Serviços Urbanos.

EM 12 DE ABRIL DE...
1930 - Inaugurada a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André.

Trabalhadores
Nascem em 12 de abril:
1887 - Manoel da Silva. Português. Associado nº 236 do Sindicato dos Químicos. Guarda da Atlantis. Residência: Avenida Portugal, 958, em Santo André.

1904 - João Esteves de Carvalho. Natural de São Paulo, Capital. Associado nº 468 do Sindicato dos Químicos. Ajudante de ferreiro da empresa Metalúrgica Química Glória. Residência: Rua Redenção, 191.

1920 - Waldomiro de Oliveira. Natural de Santos (SP). Associado nº 777 do Sindicato dos Químicos. Servente de oficina da Rhodia Química. Residência: Rua Carijós, s/nº, Santo André.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE
Dia do Obstetra e da Parteira e Dia da Intendência do Exército Brasileiro.

SANTOS DO DIA
Ângelo de Chivasso, Ida, Júlio I, Sabas Godo e Vitor de Braga. Na estampa de 1958, São Zenon (bispo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;