Cultura & Lazer Titulo
Fernanda Nobre abraça causa
André Bernardo
Da TV Press
13/12/2005 | 09:10
Compartilhar notícia


Até pouco tempo, as personagens de Fernanda Nobre na TV podiam ser definidas em uma palavra. A Bia de Malhação, por exemplo, era “a mimada”. A Helena de Escrava Isaura, “a romântica”. Janice, de Prova de Amor, não é tão simples assim. Segundo a atriz, a personagem é dona de um perfil multifacetado. Logo no começo da novela da Record, Janice não passava de uma adolescente descolada e moderninha que nutria uma paixão secreta pelo cunhado, interpretado por Marcelo Serrado. Mas bastou ter a sobrinha seqüestrada para a vida dela virar pelo avesso.

Sentindo-se culpada pelo sumiço da garota, Janice descobriu ser portadora de TOC (transtorno obsessivo compulsivo). Mesmo assim, ela não se entrega e empreende uma cruzada para reencontrar a sobrinha desaparecida. “Novela é entretenimento, mas é também informação. Quero ajudar as pessoas que pensam que TOC não passa de mania ou superstição a conhecerem melhor os sintomas dessa doença”, afirma a atriz.

Quando soube que interpretaria a primeira portadora de TOC da teledramaturgia brasileira, Fernanda se cercou de alguns cuidados. Pesquisou livros sobre o assunto, conversou com pacientes e, principalmente, assistiu a filmes como Melhor É Impossível, de James L. Brooks, e O Aviador, de Martin Scorsese. Em eventuais casos de dúvida, ainda consultava uma especialista, a psicanalista Líliam, sua mãe, que a ajudou a traçar o perfil psicológico da personagem.

Segundo a atriz, Janice desenvolveu uma obsessiva “mania de limpeza” por sentir-se culpada por amar o próprio cunhado, e também por ter sido a responsável pelo sumiço da sobrinha. “A Janice lava as mãos e toma banho diversas vezes ao dia. É como se quisesse limpar toda a sujeira que existe nela... Quem não gostaria de interpretar uma personagem difícil e complexa como essa?”, indaga.

Mas Janice não chama a atenção de sua intérprete apenas por ser portadora de TOC. Logo, a personagem se formará em Serviço Social e trabalhará com parentes de crianças e adolescentes desaparecidos. Fernanda não esconde que adoraria repetir o sucesso de Explode Coração, novela de Glória Perez que, em seis meses, ajudou a localizar 64 crianças, em 1996. “Já imaginou? Tomara que eu possa ajudar tanta gente assim...”, torce.

Paralelamente à busca desenfreada pela sobrinha Nininha, personagem de Júlia Magessi, Janice se envolverá também com Alexandre, juiz de menores interpretado por Déo Garcez. Por um momento, a atriz até pensou que romances entre raças diferentes em novela já não fossem mais motivos de polêmica. Mas foi só ela dizer a algumas amigas que faria par romântico com Déo Garcez em Prova de Amor para ouvir comentários que imediatamente contrariaram sua teoria. “Infelizmente, o tema continua atual. Parece inacreditável, mas é verdade”, queixa-se.

Aos 22 anos de idade e 13 de carreira, iniciados em 1992 quando interpretou a filha de Tássia Camargo em Despedida de Solteiro, Fernanda Nobre volta a atuar em uma trama contemporânea, depois de fazer sua primeira produção de época. “Numa novela atual, se estiver muito calor, você faz um rabo-de-cavalo e está tudo certo. Mas, numa de época, você tem de chegar três horas antes para fazer cabelo e maquiagem. Isso sem falar que não pode pegar sol de jeito nenhum. Praia? Nem pensar...”, lamenta.

Além de não poder usufruir de um sempre revigorante mergulho no mar, Fernanda ainda se viu obrigada a mudar de cidade: morou em São Paulo durante um ano, por conta das gravações de Escrava Isaura. Por isso mesmo, a atriz chegou a agradecer Hiram Silveira, diretor de teledramaturgia da Record, pela compra dos estúdios Renato Aragão, no Rio. É lá, próximo à praia da Barra, que Fernanda está gravando Prova de Amor. “Trabalhar na Record já era bom. Sem ter de ficar saindo do Rio, então, ficou ainda melhor...”, entrega, sorridente.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;