Memória Titulo
A Lusa de Santo André a caminho do centenário

A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André está celebrando 80 anos (1930-2010). Foi fundada em 12 de abril de 1930 pela colônia lusitana...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/04/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santo André está celebrando 80 anos (1930-2010). Foi fundada em 12 de abril de 1930 pela colônia lusitana da cidade. A título de subsídios históricos, relacionamos as matérias que este DIÁRIO publicou sobre a entidade na festa dos seus 50 anos. A leitura completa de cada texto pode ajudar muito na construção da história da entidade. Era 1980. Agora faltam apenas duas décadas para o centenário.

Sexta-feira, 11 de abril

Velhos portugueses hoje estarão reunidos lembrando passagens interessantes desses 50 anos.

Sábado, 12 de abril

A festa dos 50 anos foi celebrada no Buffet Padoveze, com o descerramento de fotos da galeria de honra dos fundadores e presidentes.

Domingo, 13 de abril

Ao completar 50 anos, a Beneficência Portuguesa de Santo André mantém um hospital com 150 leitos, um corpo clínico de 80 médicos e presta atendimento em 26 especialidades. Mas tudo começou de maneira muito simples, ao redor do balcão de um bar próximo à estação ferroviária.

A greve dos 41 dias - 14º dia

No 14° dia da greve, os metalúrgicos de Santo André e São Bernardo contabilizam suas perdas: 21 dias de salários, sendo 11 dias de desconto, quatro domingos remunerados e seis dias de férias. Os cálculos eram feitos de acordo com a nova legislação trabalhista.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Domingo, 13 de abril de 1980

Política - O editor Aleksandar Jovanovic entrevista Luiz Carlos Prestes, que afirma: "Exército tem papel importante na redemocratização".

Comportamento - Roberto Gazzi escreve: "Fliperama, fonte de lucro e lazer".

Meio ambiente - Reportagem de Marilena Degelo: "A difícil luta da Cetesb contra a poluição".

Brasil - Aleksandar Jovanovic entrevista Sérgio Buarque de Hollanda: "No Brasil de 80, elitismo ainda predomina, na cultura e na política. Exatamente como no passado".

Editorial - Município e munícipes lesados pela ambição

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Petrobrás no Fórum de Debates da Acisa.

Crônica (Roterdan Cravo) - "Para não dizer que não falei das coisas lindas e agradáveis".

EM 14 DE ABRIL DE...

1875 - Criada a primeira escola de Santo André, então chamada de Estação São Bernardo.

Trabalhadores

Nascem em 14 de abril:

1914 - Hermínio Garcia. Natural de São Paulo, Capital. Associado nº 450 do Sindicato dos Químicos. Servente de pedreiro da empresa Produtos Químicos Alca. Residência: Avenida Industrial, 2335, Santo André.

1915 - João Feliciano de Souza. Natural de Barretos (SP). Associado nº 524 do Sindicato dos Químicos. Servente da firma Sociedade de Produtos Agrícolas Industriais. Residência: Rua Rio Grande do Norte, Vila Santa Terezinha.

Fonte - 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Botucatu e Caçapava. Instalados em 14 de abril de 1855: Botucatu separa-se de Itapetininga; Caçapava separa-se de Taubaté.

Catanduva e Gália. Instalados em 14 de abril de 1918: Catanduva se separa de São José do Rio Preto; Gália se separa de Duartina.

HOJE

Dia do Desenhista, Dia Internacional do Café, Dia do Panamericanismo (ou das Américas) e Dia Municipal de Luta pela Educação Inclusiva (São Paulo).

SANTOS DO DIA

Ardalião, Donina, Liduina, Lamberto e Próculo. Na estampa de 1958, a imagem de São Justino.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani (Gili) e João de Deus Martinez.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;