Política Titulo
Pauta da Câmara dos Deputados atrasa reforma política
Roney Domingos
Do Diário do Grande ABC
13/09/2005 | 07:55
Compartilhar notícia


As propostas de reforma política caminham cada vez mais rápido para a gaveta. A opinião é consensual entre especialistas, empresários e políticos que participaram nesta segunda-feira de um debate sobre o assunto realizado na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo). Restam nove sessões deliberativas para a Câmara dos Deputado, lembra o presidente da comissão especial da reforma política, Ronaldo Caiado. "Se não for sancionado pelo presidente Lula até 30 de setembro, não entra mais", afirma.

A expectativa é de que o ministro da Articulação Política, Jaques Wagner, presente ao seminário, convença o presidente Lula a retirar parte das oito MPs (medidas provisórias) e quatro projetos de lei urgentes que impedem a Câmara de analisar o texto da reforma política. "Com isso acho que daremos conta de debater alguns temas e ainda encaminhá-los para o Senado", afirma Caiado.

Ministro aposentado do STF (Supremo Tribunal Federal), o presidente do Conselho de Assuntos Jurídicos e Legislativos da Fiesp, Sydney Sanches, enumera uma lista de obstáculos: além das MPs e dos projetos urgentes, tem a cassação dos parlamentares acusados pela CPI dos Correios, que deve consumir pelo menos duas sessões. Tudo isso sem contar a apreciação, pelo plenário, da cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB–RJ). "As perspectivas não são as mais animadoras", afirma.

Por conta desses obstáculos, Sanchez afirma que dificilmente passarão a valer em 2006 o PL 5.855 do Senado, que prevê redução de gastos de campanha eleitoral proibindo brindes, showmícios, pesquisa 15 dias antes do pleito e imagens externas em TV, além de reduzir a campanha eleitoral de 90 para 60 dias. Aprovado no Senado, o texto tem de passar pela Câmara. "Muito dificilmente isso ocorrerá", disse.

Mais conhecido entre os projetos em discussão, também corre risco de ficar para depois o PL 2.679 (da comissão de Caiado), que prevê, entre outros itens, o voto em legenda em lista partidária preordenada, instituição de federações partidárias (alianças entre pequenos), redução da cláusula de barreira de 5% para 2% (para acabar com os partidos nanicos), e principalmente o financiamento público de campanha (para em tese evitar corrupção) . Esse projeto tem de passar pelo plenário da Câmara e retornar ao Senado, de onde seguiria para sanção presidencial. Também deve ficar para depois o projeto 1712, fixando o prazo para filiação partidária em um ano antes da primeira candidatura e dois anos caso o político já seja filiado.

Segundo Sanchez, só têm chance de passar a valer em 2006 as propostas de emenda constitucional que prevêem: a coincidência de datas para todas as eleições (PEC 03/99), fim da verticalização eleitoral e coligações compulsórias (PEC 548)e alteração do regimento interno da Câmara dos Deputados determinando que o número de vagas na Mesa Diretora seja calculado com base no número de representantes por partido no último pleito (PL 239).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;