Setecidades Titulo
Um anjo nascido na Catedral do Carmo
Ademir Medici
15/12/2017 | 07:00
Compartilhar notícia


 Meados da década de 1950. A jovem Elza rezava na Catedral do Carmo, enquanto os irmãos Bastiglia realizavam aquelas pinturas tão lindas que decoram o interior da igreja.

– Eu sou o Enrico Bastiglia. Estou pintando a igreja. Quando vejo mão, pé ou rosto bonito, eu tiro foto para depois pôr nalgum santo. Você deixaria tirar uma foto para um anjo na Capela do Batismo?

Elza concorda. Acompanha o pintor até a saída da catedral. E uma foto foi tirada.

O tempo passa. Todo o conjunto sacro da sede da Diocese de Santo André fica pronto. Claro, Elza foi conferir. Nada, nenhum desenho que lembrasse o seu rosto na Capela do Batismo.

Um dia, sem querer, visitando outra capela do Carmo – a do Santíssimo – surpresa! –, lá estava o anjo com o seu rosto.

Sessenta anos depois, a pintura resplandece. E a hoje avó Elza Wilhelm de Carvalho conta em detalhes esta e várias outras histórias no DGABC TV. Basta acessar: www.dgabc.com.br , o DOL – do Diário On-Line. Confiram e elejam este endereço como o seu favorito. Toda semana, um novo programa. E os antigos ficam arquivados.

 

O TEMPO PASSA...

A pedra fundamental da Catedral do Carmo foi lançada em 1919 e seu interior foi pintado entre 1953 a 1957 pelos irmãos Bastiglia.

Pelas décadas seguintes, problemas de umidade, infiltração e vazamentos obrigaram à realização de várias intervenções nas pinturas.

Temos agora o depoimento de Dona Elza, que confirma: a pintura em que ela aparece continua intacta e perfeita.

 

NICOLAS

ANTON

MARGARETHA (*)

 

Em 15 de fevereiro de 1889, Nicolas Kapp, 33 anos, e sua mulher, Margaretha Flammang Kapp, 32, nascidos, respectivamente, em Nospelt e Kopstal, no Grão-Ducado de Luxemburgo, chegaram a Buenos Aires no navio ‘Havre’ procedente de Antuérpia. Tentaram durante aproximadamente 18 meses fixar-se na Argentina.

Diante das dificuldades encontradas, decidiram partir para o Brasil. Chegaram ao Porto de Santos no navio ‘Rosário’ em 19 de setembro de 1890. Com o casal vieram seus filhos Anton, 13 anos, Maria (10) Margaretha (7) e Anna Maria (4). Estabeleceram-se em São Paulo. Foi quando o sobrenome passou de ‘Kapp’ para ‘Capp’.

Em 1900 a filha Margaretha Kapp casou-se em São Paulo com o italiano Giuseppe Antonio Spezia. Em 1908, o filho Anton Kapp casou-se em Santo André (ainda bairro de São Bernardo) com Thereza Bortoletto. A filha Maria Kapp casou-se com Antonio Bortoletto, irmão de Thereza Bortoletto. Ainda não encontramos registros do destino da filha Anna Maria Kapp. Anton e família viveram em Santo André. Suas irmãs Maria e Margaretha permaneceram em São Paulo.

Após o casamento dos filhos, Nicolas e Margaretha decidiram voltar para Luxemburgo em 1914. Infelizmente deflagrou-se a Primeira Grande Guerra. Sofreram muito durante esse período e retornaram ao Brasil em 1920. O pai Nicolas Kapp faleceu em São Paulo, em 1924, mas não sabemos a data e o local do falecimento da mãe, Margaretha Flammang Kapp.

Os irmãos, Claudia Inês Capp, João Carlos Capp, José Mauro Capp e o primo Antonio Carlos Capp – netos diretos de Anton – resgataram alguns documentos a partir de 2006. A partir de então, todos os descendentes de Anton Capp tiveram a oportunidade de obter a nacionalidade luxemburguesa.

Flavio, bisneto de Margaretha Capp Spezia, resgatou informações e documentos históricos da família Flammang Kapp, registrados nos livros do Arquivo Nacional de Luxemburgo, tais como registros originais de nascimento, óbito e casamento das famílias, entre meados do século 18 até 1900. Fabio, também bisneto de Margaretha Capp Spezia, encontrou publicação referente ao embarque da família em 1889, no Porto de Antuérpia, e iniciou o contato com a família Capp de Santo André.

O encontro do último dia 25, em Santo André, entre as famílias dos descendentes dos irmãos Anton e Margaretha, foi importante. Aprendemos com testemunhos dos que vivenciaram os tempos mais antigos: Elza Wilhelm de Carvalho, 80 anos, neta de Anton Capp; e Arnaldo Giannini, 90 anos, neto de Margaretha Capp Spezia.

 

(*) Informações resumidas por Claudia, Flavio e Fabio.

 

Diário há 30 anos

Terça-feira, 15 de dezembro de 1987 – ano 30, edição 6624

Manchete – Conselho Monetário Nacional aprova acordo com credores

Futebol – No Maracanã, Flamengo 1, Internacional 0. A final foi coberta pelo Diário, com belíssimas fotos de Mauricio Pavan, todas devidamente arquivadas no Banco de Dados – algumas permanecem inéditas.

 

Em 15 de dezembro de...

1917 – Espetáculo infantil em benefício da Cruz Vermelha Brasileira é realizado no Teatro Carlos Gomes, em Santo André.

1947 – Sociedade Amigos do Livro de Santo André promove a primeira exposição de pintura da cidade.

 

Hoje

Dia do Jornaleiro

Dia Nacional do Arquiteto e do Urbanista

 

Santos do Dia

Ninon

Paulo de Latros

Nina ou Cristiana

 

Municípios Brasileiros

Celebram seus aniversários em 15 de dezembro:

Em São Paulo, Bragança Paulista. Elevada a município em 1797, quando se separa de Atibaia

Em Santa Catarina, Arroio Trinta e Salto Veloso

Na Bahia, Aurelino Leal

No Rio Grande do Norte, Baraúna

No Piauí, Batalha, Canto do Buriti, Ipiranga do Piauí, Nossa Senhora dos Remédios e Paulistana

Na Paraíba, Bayeux

No Espírito Santo, Brejetuba

No Rio Grande do Sul, Casca, Chiapetta, Gaurama, Gramado, Ibarama, Ibirapuitã, Miraguaí, Panambi e Trindade do Sul

No Pará, Itaituba

No Maranhão, João Lisboa e Sítio Novo

No Paraná, Floraí, Nova Esperança do Sudoeste, Pinhão, Pitangueiras e Quedas do Iguaçu

No Rio de Janeiro, Paty do Alferes e São José do Vale do Rio Preto

Em Sergipe, Santo Amaro das Brotas e Siriri

Em Minas Gerais, São José do Jacuri

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;