Internacional Titulo
Mortos pelo furacao na India passam dos 3 mil
Por Do Diário do Grande ABC
07/11/1999 | 17:49
Compartilhar notícia


Morreram 3.435 pessoas na India após a passagem do furacao devastador há 9 dias no estado de Orissa (ao Leste do país), segundo informaçoes divulgadas neste domingo pelo oficial superior encarregado das operaçoes de resgate, afirmando que o balanço final pode chegar a 5 mil vítimas fatais.

``Conseguimos entrar em várias que até agora estavam inacessíveis e o último número registrado é de 3.435 mortos', continuou. ``Tememos que o número definitivo possa superar os cinco mil mortos, mas ainda temos a esperança de que isto nao ocorra', afirmou.

Fontes independentes estimam que o número de mortos possa chegar a 10 mil.

Milhares de corpos em decomposiçao contaminam a água das regioes submersas de Orissa.

``Estamos abertos a qualquer sugestao sobre o método para eliminar os corpos', disse o funcionário. ``Para isto, contamos com voluntários de organizaçoes aos quais entregaremos dinheiro, querosene, carros e desinfetantes'. ``Estas equipes terao água, alimentos e material de comunicaçao e uma vez terminado seu trabalho, serao recolhidos por helicópteros', que também serao utilizados para lançar alimentos, remédios e ajuda de primeira necessidade.

O governo de Orissa informou este domingo que os danos estao avaliados em 27,5 bilhoes de rúpias (639 milhoes de dólares), segundo o jornal Press Trust de India.

Mais de 2,3 hectares de terras cultiváveis foram afetadas. Tanto a agricultura como a indústria sofreram grandes danos após a tragédia, inclusive a companhia elétrica que abastece os distritos de Cuttack, Bhubaneswar e Dhenkanal, a mais afetada pelo desastre.

Por outro lado, a administraçao estima que mais de 275 mil casas foram arrastadas pelos ventos de 460 km/h, deixando um milhao e meio de pessoas sem casa em 12 estados de Orissa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;