Memória Titulo
De volta à Santo André dos anos 1950: a capela dos bexiguentos

A cidade de Santo André nas décadas de 1950 e 1960 tinha amplos terrenos baldios em endereços hoje nobres

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/09/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


A cidade de Santo André nas décadas de 1950 e 1960 tinha amplos terrenos baldios em endereços hoje nobres, como a esquina da Avenida Alberto Benedetti com a Rua Coronel Ortiz. Podia-se avistar um moinho de vento nesse mesmo cenário. A célebre capelinha do desaparecido Cemitério dos Bexiguentos (que existiu no final do século 19) sobrevivia. E pela Rua Coronel Oliveira Lima passavam automóveis, ônibus, caminhões.

Tudo isso pode ser comprovado nas fotos tiradas por um andreense de nascimento e coração: Luiz Calsolari Neto, nosso mais novo colaborador. Claro, Calsolari fez as fotos e as guardou, dividindo agora as imagens com vocês da Memória.

Fez mais Calsolari. Aceitou nosso convite para visitar os pontos por ele fotografados meio século atrás. Calsolari percorreu os locais com Orlando Filho, repórter-fotográfico do Diário. Hoje começamos a mostrar o ontem e o agora. Acompanhem-nos.

O ANDREENSE
Luiz Calsolari Neto nasceu em Santo André, em 20 de junho de 1939. É filho de José Calsolari, nascido em Campinas, e Pia Salvador Calsolari, nascida em Ribeirão Pires. Casado com Maria de Lourdes Giraldi Calsolari, andreense como ele, tem dois filhos, Fernando e César. É tecnólogo, formado pela Escola Profissional Paulo de Tarso. Trabalhou em empresas como Cofap e Pirelli, na área de tecnologia, desenho, planejamento e programação. Sempre gostou de fotografia, mas confessa: sempre fotografou mais por esporte.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 26 de setembro de 1980

Manchete - Iraque oferece paz após conquista das áreas reivindicadas; Planalto reafirma que País não vai racionar.

Santo André - Acisa apoia causa dos comerciantes de Utinga, que querem passarela sobre a estrada de ferro na estação ferroviária local.

São Bernardo - OAB e Associação dos Advogados organizam festividades para lembrar os 25 anos da Comarca (1955-1980).

São Caetano - Prefeito Raimundo da Cunha Leite promete construção de centro de convenções.

Sindicalismo - Químicos reivindicam reajustes trimestrais.

Crônica de São Bernardo
Texto: Benjamin Versolato
Com o grupo musical da Travessa Marechal Deodoro surgiram vários cantores naqueles anos 1930 de São Bernardo. São os casos de Miguel Cardoso (o Galo), Eurico de Azevedo Marques (o Orico) e Muchicho, entre outros. Tempos depois, essa turma foi contratada pela Rádio Bandeirantes. Perdíamos os nossos artistas. Agora tínhamos que nos contentar em ouvi-los pelo rádio. Ah, saudoso Beco.

EM 26 DE SETEMBRO DE...
1910 - Lei municipal nº 74 autoriza a construção de dois pontilhões na estrada que interliga Mauá e Ribeirão Pires.

1970 - Lions São Caetano realiza o 8º Baile Branco no Clube Comercial e Acascs (Associação Cultural e Artística de São Caetano do Sul). Festa tem a presença de Agnaldo Rayol, apresentação do jornalista Serafim Vicente (colunista do Diário) e é televisionada pela Excelsior (canal 9).

1975 - Metrô paulistano inicia operação comercial ligando Jabaquara a Santana.

Trabalhadores
Nascem em 26 de setembro:
1908 - Miguel Domingues Farias, natural de Socorro (SP). Servente da Rhodia. Residia à Rua Iugoslávia.

1910 - Waldemar M. da Silva, natural de Santos. Ajudante de motorista da Rhodia. Residia à Rua Bolívia, 125.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC.

HOJE
Dia Internacional das Relações Públicas.

SANTOS DO DIA
Cosme e Damião, Cipriano e Justina, Amâncio, Eusébio e Elzeário de Sabran e Gaspar Stanggassinger.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;