Política Titulo
Tortorello atuou nos 3 poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário
Gislayne Jacinto
Do Diário do Grande ABC
18/12/2004 | 13:02
Compartilhar notícia


Luiz Olinto Tortorello foi eleito três vezes prefeito de São Caetano pelo PTB. A primeira eleição aconteceu em 1988 quando tinha 51 anos e obteve 40.662 votos (38,03%). Na ocasião, ele disputou com Horário Neto (PT) que recebeu 20.290 votos (18,98%), Antonio Russo (PMDB) com 20.013 (18,72%), Iliomar Darronqui (PL) com 8.387 (7,84%) e José Ferreira da Silva (PCB) com 687 (0,64%). Tortorello perdeu em apenas quatro das 241 urnas.

Quando foi diplomado em 14 de dezembro daquele ano, em discurso inflamado, disse: "Quem não estiver interessado em participar de uma gestão honesta, sem clientelismos e corrupção, pode me deixar agora e ser oposição". Afirmou ainda que não admitiria vícios em sua administração.

O principal articulador de sua candidatura foi o ex-prefeito Walter Braido com quem sempre manteve uma relação de amizade. Na primeira gestão, Tortorello assumiu a Prefeitura com o compromisso de priorizar a educação, a saúde, a segurança, o trânsito e o desenvolvimento econômico.

No final de sua gestão, em 1992, o Diário publicou uma pesquisa onde ele foi aprovado por 88,6% dos moradores entre os itens bom, muito bom/excelente. O seu índice foi o maior registrado entre os sete prefeitos do Grande ABC da época, como Celso Daniel, em Santo André, e Maurício Soares, em São Bernardo.

Como ainda não era permitida a reeleição na época, ficou afastado do Paço por quatro anos. Mas retornou aos 58 anos ao comando da Prefeitura, em 1996, quando obteve 56.268 votos (58,77%). Tortorello disputou com Cláudio Demambro (PSDB) que recebeu 28.086 votos (29,34%), Vera Severiano (PT) com 10.134 votos (10,58%) e Edison Roberto Parra (PDT) com 1.252 votos (1,31%).

Assumiu a Prefeitura em 1º de janeiro de 1997, quando havia uma dívida de R$ 88 milhões diante de um orçamento de R$ 157 milhões. Fez críticas ao antecessor Antonio Dall'Anese (PSDB) e ainda falou sobre o processo que o reconduziu à Prefeitura. "Num só lance, vencemos os adversários, derrotamos o governador e a hediondês dos inimigos". Na época, o governador era Mário Covas (PSDB), falecido em março de 2001, que apoiou o tucano Demambro na eleição de outubro de 2000. Tortorello conquistou o apoio da maioria dos vereadores da cidade. Dos 21 eleitos, apenas dois parlamentares do PT fizeram oposição ao seu segundo mandato.

Em 2000 foi reeleito com nada menos que 78% dos votos válidos – 63.236 votos. O principal adversário naquela eleição foi Jair Meneguelli (PT), que ficou com parcos 12.203 votos (13,76%). Tortorello conseguiu aliança com 12 partidos. Foram 167 candidatos a vereador apoiando sua candidatura contra apenas 22 do PT.

Em janeiro de 2001, tomou posse como prefeito pela terceira vez. O petebista avaliou que os três pontos que o impulsionaram rumo à vitória foram saúde, educação e segurança. Ao comentar a evolução da cidade fazia uma analogia desta expansão com o time de futebol São Caetano. "Saimos da quinta divisão para o primeiro lugar da divisão especial no campeonato do desenvolvimento."

Neste terceiro mandato, a oposição ao prefeito no Legislativo aumentou para três vereadores, todos do PT (Hamilton Lacerda, Horácio Neto e Vera Severiano). Um outro, do PFL, Tite Campanella, se denomina independente.

Uma pesquisa do Instituto Brasmarket publicada pelo Diário recentemente mostrou que o prefeito de São Caetano conquistou pela terceira vez seguida o título de campeão do Ranking de Excelência Administrativa com o domínio de 68 medalhas, 66 das quais de ouro e duas de prata. Quando foi informado sobre o resultado da pesquisa e seu ótimo desempenho, o petebista divulgou nota oficial comentando o fato. "Temos nos pautado por um governo transparente, sério e sintonizado com a população".

Trajetória – Além do Executivo, Tortorello atuou nos outros dois Poderes: Legislativo e Judiciário. Foi vereador de Matão, interior do Estado, de 1958 a 1962 e em São Joaquim da Barra de 1964 a 1968.

Em 1978, decidiu sair candidato a deputado estadual pela antiga Arena. Recebeu 14.959 votos, mas não conseguiu conquistar uma cadeira na Assembléia Legislativa. A conquista de uma cadeira na Assembléia Legislativa aconteceu somente em 1986 quando teve 30 mil votos. Dois anos depois, renunciou ao cargo para se candidatar a prefeito de São Caetano.

Luiz Tortorello foi juiz de direito nas comarcas de Santo André, São Bernardo, São Caetano, Guarulhos, Guariba, Monte Alto, Jaboticabal e São Miguel Paulista. Além da carreira política, o prefeito foi radialista em Ribeirão Preto e ainda atuou como coordenador do Senac na Alta Mogiana e Alta Araraquarense.

Formou-se em 1964 pela Faculdade de Direito de Franca e, em 1974, em Letras pelas Faculdades Associadas do Ipiranga. Foi professor de Direito Processual Civil, Direito Civil e Língua Portuguesa nas Faculdades Franciscanas, de Direito Público e Privado na Faculdade da Zona Leste e de Direito Civil na UniABC.

Família – Tortorello nasceu em Matão em 15 de abril de 1937. Casado com Avelina Santa Romanelli Tortorello, teve quatro filhos: Luiz Olinto Capovilla, Marquinho, Marta Cristina e Maria Angélica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;