Automóveis Titulo
Audi A3 com pegada esportiva
Por Wagner Oliveira
Do Diário do Grande ABC
15/09/2010 | 07:11
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


No Brasil, A3 já foi sinônimo de Audi. Pudera. Fabricado em São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba, no Paraná), chegou perto de vender 10 mil unidades por ano. Com o fim da produção nacional, houve certo desencantamento com o hatchback. Importado, voltou a ser nicho de mercado - foram emplacados 703 em 2009. Mas os consumidores que um dia dirigiram o modelo nacional se surpreenderiam caso pudessem acompanhar a evolução do A3.

Embora tenha acabamento até certo ponto austero, a esportividade tira o fôlego na versão Sport, de duas portas, branca - cor que está voltando a ser tendência mundial em automóveis de luxo. Por uma semana, o Diário teve a oportunidade de testar o modelo. Todas os comentários favoráveis que o veículo vem arrancando da crítica especializada - nacional e estrangeira - têm partida no ajustadíssimo conjunto câmbio-motor, comprovando a superação da empresa de quarto argolas, que se propôs o desafio de produzir bólidos esportivos de alto nível.

Combinado com caixa automática de seis velocidades, de embreagem dupla, o motor 2.0 turbo 16V FSI entrega impressionantes 200 cavalos. A força chega a ser descomunal para quem está acostumado a outros modelos de quatro cilindros. O A3 Sport tem excelente resposta em retomadas, mesmo em velocidades altas. Sem a menor perda de estabilidade, não há autocontrole que faça resistir às acelerações.

De acordo com medições da própria Audi, o modelo faz de 0 a 100 km/h em e 6,8 segundos. A velocidade máxima é de 238 km/h. Os 200 cavalos são atingidos a 5.100 rpm. Já o torque é de 28,5 mkgf entre 1.800 e 5.000 giros.

Certeiro também é o câmbio S Tronic de dupla embreagem. A direção torna-se divertida com a troca de marchas por meio das borboletas instaladas atrás do volante - de empunhadura prática e confortável. Enquanto uma das marchas está em uso, a seguinte fica pré-engatada. A troca de uma para outra leva dois centésimos de segundo - mais rápido que uma piscadela.

Entre os vários itens que reforçam a agressividade do A3 Sport está o launch control ou controle de largada. Similar ao recurso empregado nos carros de corrida, o sistema estabiliza a aceleração nas arrancadas e impede perda de tração - o modelo tem tração dianteira.

A caixa de direção eletromecânica também facilita a condução. Conectada a sensores de torção, conta com motor elétrico que amplia o grau de precisão, corrigindo a retomada da trajetória em saídas de curva. O sistema também auxilia a direção em caso de perda de aderência.

Oferecido por R$ 110 mil, o A3 Sport vem com assentos em tecido e forração nos acabamentos de coluna e teto. Embora seja simplista, isso não o exclui da categoria de modelos premium. O preço é, até certo ponto, aposta da Audi em reconquistar parte do seu público e disputar vendas com rivais, como o BMW série 1, que tem versão nesta faixa.

Com air bags frontais e laterais, ainda oferece teto solar de série, assim como ar-condicionado de duas zonas, faróis de xênon, rodas de liga leve aro 17 com pneus 245/45, ABS e ESP, entre outros. Com mais R$ 2.000, é possível forrar os assentos com couro, material mais apropriado ao estilo do veículo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;