Cultura & Lazer Titulo
HBO compra 'Harry Potter' e 'O Senhor dos Anéis'
Por Do Diário OnLine
25/11/2002 | 14:21
Compartilhar notícia


O canal pago HBO comprou um pacote de filmes com os direitos de exibição de Harry Potter e a Pedra Filosofal e O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel. Os dois são considerados grandes sucessos da indústria cinematográfica dos últimos tempos. A data de exibição de ambos, entretanto, ainda não foi divulgada.

A história do menino bruxo mais famoso (e rico) do mundo doi adaptada às telas do cinema por Chris Columbus, no ano passado, baseado no no best-seller infanto-juvenil homônimo da série escrita pela inglesa J.K. Rowling. Trata-se de um menino pré-adolescente órfão (Harry Potter, o estreante Daniel Radcliffe), que mora com os tios “trouxas” (desprovidos de poderes mágicos). Sua vida começa a mudar quando é chamado para estudar na misteriosa Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts.

Filho de dois grandes mágicos, Harry é recebido com expectativa pelos colegas e professores, mas também desperta a inveja de alguns deles. Logo ele se identifica com outros dois aprendizes, que se tornam seus melhores amigos. Por outro lado, ele descobre que seus pais foram mortos pelo terrível Lorde Valdemorte e que a criatura maligna está viva e disposta a se vingar dele. Destaque para duas grandes cenas: o jogo de quadribol, uma espécie de rugby sobre vassouras, e a aula de vôo em vassouras.

Épico - O Senhor dos Anéis foi criado há 50 anos pelo norte-americano John Ronald Reul Tolkien (1892-1973) inspirado em valores medievais: reis, rainhas, cavaleiros, magos e seres mágicos. O filme ficou com o título de ser a quinta bilheteria mundial do cinema, com US$ 860 milhões. Uma produção mais do que paga, já que custou cerca de US$ 550 milhões.

Frodo (Elijah Wood) é um hobbit, um pequeno ser que habita um condado na Terra Média. Ele herda de seu tio, Bilbo (Ian Holm), um anel. A jóia foi forjada pelo Senhor das Trevas Sauron, para dominar o mundo e controlar outros anéis mágicos espalhados entre as comunidades que lá vivem: anões, elfos e humanos. O anel tem vontade própria e só serve a seu mestre criador. Derrotado em uma batalha épica há milhares de anos, Sauron revive em seu reino de Mordor como um espírito maligno e deseja o anel a qualquer custo. Outros seres conspiram para que isso aconteça.

O mago Gandalf (Ian McKellen), amigo dos hobbits, se junta a um grupo nomeado pelos elfos como Sociedade do Anel, para guiá-los até a Montanha da Perdição em Mordor, onde o anel foi fundido e onde deve ser destruído. Perigos pelo caminho: orcs, criaturas das trevas, um troll das montanhas e Balrog, gigantesca criatura de chamas e sombras.

A diferença de altura ente humanos e hobbits foi obtida graças à filmagem em perspectiva, salvo os casos em que foram usados dublês anões. A distante Nova Zelândia, terra natal do diretor Peter Jackson, com suas paisagens naturais pouco ou raramente vistas no resto do mundo, deu forma às terras mágicas de Tolkien.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;