Memória Titulo São Bernardo
De volta à fazenda do Dr. Baeta Neves
Ademir Medici
06/11/2016 | 07:00
Compartilhar notícia


 Semana passada Memória retornou à Fazenda Paraguassu, em Iracemápolis (a 180 quilômetros do Grande ABC), que foi propriedade do Dr. Luiz Felipe Baeta Neves, o médico-fazendeiro que loteou Vila Baeta Neves, em São Bernardo, há quase 100 anos. E a fazenda está cada vez mais bonita, graças ao empenho da neta do Dr. Baeta, Maria Candinha, do seu marido, José Honorato Botelho, e de toda família.

Viajamos, uma vez mais, em companhia do padre Ervino Vivian, da Basílica da Boa Viagem, São Bernardo, e, desta vez, também com o seu irmão, o jornalista Celestino Vivian. Celestino trabalhou no Diário. Organizou o Banco de Dados do jornal. Depois atuou na Folha de S.Paulo – uma carreira brilhante que o levou a editor de internacional da Folha.

Ou seja: um passeio que abre grandes perspectivas aqui em Memória para o próximo ano, 2017, o ano redondo dos 45 anos em que a iconografia do Diário começou a ser sistematizada, a riqueza cultural maior do jornal, hoje cuidada pela jornalista Cecília Del Gesso.

 

RAÍZES PAULISTAS

Mas hoje, e amanhã, queremos compartilhar com vocês um pouco mais da Fazenda Paraguassu e do nosso personagem central, Dr. Baeta Neves. Uma história de vida formidável, cuja construção histórica deve-se a Maria Candinha.

A fazenda que visitamos o Dr. Baeta adquiriu junto aos Almeida Prado no começo do século 20. Tempo do café. Hoje, em Iracemápolis e toda região – a exemplo do que ocorre no Interior paulista – a cana-de-açúcar domina a paisagem, daí por que dona Maria Candinha desenhou os pratos da fazenda com os dois símbolos, o café de ontem, a cana de hoje.

A história paulista passa pelas duas fazendas dos Baeta Neves – a outra é a Santa Gertrudes, onde a Globo rodou a novela Esperança.

Aprendemos com Dona Maria Candinha que num dos ramos da sua família aparece Eduardo Prates, casado com Antonia Seng, a Dona Tonica. O médico Walter Seng, pai de Tonica, foi um dos fundadores do Hospital Santa Catarina, em plena atividade na Avenida Paulista.

 

TEMPO DO CAFÉ

Eduardo Prates, bisavô de Dona Maria Candinha. Dono da Fazenda Santa Gertrudes, chegou a ter 2.000 empregados no auge cafeeiro. Na crise do café, foram vendidas porções da fazenda. Surgem os sitiantes vizinhos, antigos empregados.

São passagens de uma história que alcança as novas gerações representadas nas fotos tiradas.

 

AMANHÃ

As janelas do casarão do Dr. Baeta

 

 

Diário há 30 anos
Quinta-feira, 6 de novembro de 1986 – ano 29, edição 6283

Manchete – Ônibus do Grande ABC também param

Diadema – Empresariado contra a usina de lixo.

Cinema – Ciclo em São Bernardo revê a obra de Luís Buñuel no Teatro Martins Pena.

Futebol – Amistoso no Bruno Daniel: Santo André 1, Uberaba 1.

Polícia – Quadrilha do assaltante Jonas vinga-se e mata PM em São Bernardo.

 

Em 6 de novembro de …

1916 – Câmara de São Bernardo concede licença de dois meses ao seu presidente, coronel Augusto Gomes Pinto, que se ausentará do Estado.

A guerra. Do noticiário do Estadão: o progresso dos italianos na frente do Vale Frigido; avanço de três quilômetros no Carso.

1971 – Prefeito Newton Brandão assina contrato com Rino Levy para a execução de projeto do Hospital das Clínicas de Santo André.

Realizado o oitavo baile de debutantes do Lions São Bernardo – Centro.

1976 – Prefeito Antonio Pezzolo inaugura o Parque do Pedroso.

Lançada a pedra fundamental do Hospital Nardini, em Mauá: a pedra principal foi assentada pelo próprio Dr. Radamés Nardini.

Escola Estadual da Vila Gomes, em Ribeirão Pires, ganha o nome de Vereador Álvaro de Souza Vieira, falecido em 1971.

Amadeu Felippe Salomão assume a diretoria do Panelinha, em Santo André.

 

Hoje
Dia de prevenção contra doenças do coração

Dia Nacional do Riso

Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil

 

Santos do Dia
São Leonardo (França 491-545). Percorria os presídios para levar a palavra divina aos detentos. E orou para que a rainha de Aquitania pudesse dar à luz, após trabalho de parto que já durava cinco dias. É invocado em favor das parturientes e dos prisioneiros.

 

Bv. Bárbara Maix

Atico

 

Municípios Brasileiros
Celebram seus aniversários em 6 de novembro:

No Pará, Altamira.

No Paraná, Antonina.

Em Santa Catarina, Antonio Carlos e Governador Celso Ramos.

No Rio Grande do Sul, Arroio do Tigre.

No Ceará, Morrinhos.

Em Minas Gerais, Poços de Caldas.

 

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;