Cultura & Lazer Titulo
Acervo de fotografias resume o século XX
Por Ricardo Ditchun
Da Redaçao
24/03/1999 | 16:35
Compartilhar notícia


O MAM-SP (Museu de Arte Moderna de Sao Paulo) abre nesta quinta, para convidados, e a partir de sexta, para o público, a mostra Modos de olhar: fotografias do acervo do MoMA (Museum of Modern Art - New York). A exposiçao, sob curadoria de John Szarkowski, faz um resumo do monumental acervo fotográfico que pertence à instituiçao norte-americana. Ao todo, sao cerca de 25 mil imagens, mas, segundo Szarkowski, as 125 que serao apresentadas no MAM dao conta da preocupaçao central do evento: mostrar a fotografia desde seu surgimento até os dias atuais.

Assim, entre tantos autores representados, o visitante terá a oportunidade de ver fotografias assinadas por nomes como Brassai, Moholy-Nagy, Man Ray, Cindy Sherman, Bellocq, Alfred Stieglitz, Edward Weston, Andrés Otero e Richard Avedon. Vale lembrar, ainda, que a maior parte do conteúdo da exposiçao é inédita no Brasil.

Fundado em 1929, o MoMA se transformou no museu mais importante do mundo no que diz respeito à arte moderna do século XX. Sua coleçao de fotografias foi iniciada em 1930 e tem como ponto de partida o ano de 1840. Além dos trabalhos de artistas, este acervo também é formado por imagens obtidas por jornalistas, cientistas, empresários e diletantes. Durante a exposiçao também está previsto o lançamento da versao traduzida para o português do livro Looking at photographs, de Szarkowski, publicado originalmente pelo MoMA em 1973.

Modos de olhar: fotografias do acervo do MoMA (Museum of Modern Art - New York) - Seleçao de 125 imagens pertencentes ao museu norte-americano. Abertura quinta, para convidados, às 19h. Para o público, a partir de sexta. No MAM-SP - Parque do Ibirapuera, portao 3, Sao Paulo. Tel.: 549-9688. De terça a sexta-feira, das 12h às 18h (quinta-feira até as 22h); sábado, domingo e feriado, das 10h às 18h. Ingr.: R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes com carteirinha); entrada franca às terças-feiras e para crianças menores de 10 anos e pessoas com mais de 65. Até 16 de maio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;