Política Titulo
Élcio Riva desiste de disputar a Prefeitura de Santo André
Por Regiane Soares
Do Diário do Grande ABC
07/01/2004 | 00:39
Compartilhar notícia


O empresário Élcio Riva (PPS) desistiu de disputar a Prefeitura de Santo André nas eleições de outubro. Ele alega que o motivo da decisão é a falta de estrutura partidária e financeira para concorrer a um cargo majoritário.

Além disso, Riva acredita que a competição estará acirrada neste ano, com dois candidatos de oposição – Duílio Pisaneschi (PTB) e Newton Brandão (PSDB) – e o prefeito João Avamileno (PT), que disputará a reeleição.

Riva disse que repensou sua candidatura a prefeito e preferiu lançar seu nome para disputar uma vaga na Câmara. “Pela minha vontade pessoal, serei candidato a vereador. A minha perspectiva é apoiar o Duílio ou o Brandão. Não me defini ainda, mas não tenho nenhuma preferência entre os dois”, disse o socialista, ao lembrar que, quando disputou a Prefeitura em 2000, a cidade não tinha muitos candidatos de oposição.

“Acho que não teremos estrutura para uma eleição majoritária. Um ou dois partidos concorrendo sozinhos é uma desvantagem”, afirmou Riva. Ele acredita que apenas a propaganda eleitoral na televisão poderia reverter o quadro. Porém, no Grande ABC as emissoras de TV transmitem programas eleitorais dos candidatos a prefeito da capital. “É difícil fazer campanha em partido nanico; além disso a cidade tem candidatos fortes na oposição”, disse.

Na avaliação de Riva, será difícil disputar a Prefeitura neste ano porque Duílio Pisaneschi tem apoio de uma coligação formada por 14 partidos; Newton Brandão tem o apoio do governador Geraldo Alckmin (PSDB); e Avamileno conta com a máquina administrativa.

A desvantagem de Riva em relação aos demais concorrentes pôde ser verificada na pesquisa eleitoral realizada pela Brasmarket/Diário. Na avaliação entre 13 líderes políticos da cidade, candidatos ou não, Riva aparece em nono lugar na preferência dos eleitores de Santo André, com 0,5% das intenções de voto.

Na disputa de 2000 pela Prefeitura Riva ficou em quarto lugar, com pouco mais de dez mil votos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;