Economia Titulo
Idade para a aposentadoria no Brasil não agrada pesquisador
Por Do Diário do Grande ABC
23/07/2007 | 07:12
Compartilhar notícia


“A idade para se aposentar no Brasil não condiz com a expectativa de vida dos brasileiros”. Essa é afirmação do pesquisador do CESIT (Centro de Estudos do Sindicalismo e Economia do Trabalho da Unicamp) Eduardo Fagnani, durante seminário realizado pela CUT (Central Única dos Trabalhadores). Segundo ele, o exigido pelo Brasil é o mesmo em países desenvolvidos.

“Para aposentar-se por idade na Itália, o homem precisa ter 65 anos e a mulher 60 anos, o mesmo exigido no Brasil”, destaca Fagnani.

“Mas, a expectativa de vida dos dois países é completamente diferentes.No Brasil a projeção para o homem é 68 anos e para as mulheres, 78. Na Itália salta para 77 anos para os homens e 84 para as mulheres. Ou seja, no segundo caso o aposentado tem mais tempo de usufruir do benefício”, ressalta o pesquisador.

DESIGUALDADE

Segundo o presidente Estadual da CUT, Artur Henrique Sousa, as avaliações atuais para as aposentadorias por idade do INSS (Instituto Nacional do Seguo Social) são muito desiguais e não avaliam de forma correta a real jornada de trabalho dos segurados.

“Aqui algumas pessoas começam a trabalhar com 13 e até 16 anos, o que não acontece em países como a Itália, mas que apresenta as mesmas exigências de idade para a aposentadoria que as nossas”, diz Sousa.

Segundo ele, outro problema apresentado na previdência é a igualdade de avaliação de pessoas pobres, que começam a trabalhar ainda crianças, com aqueles que ingressam no mercado de trabalho após curso superior e com mais de 20 anos de idade.

“Por isso, acho fundamental a extinção do fator previdenciário na nova Reforma da Previdência. Ele padroniza as avaliações sem levar em conta a vida de trabalho de cada segurado”, diz Sousa.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;