Política Titulo
Prefeitura de Diadema quer criar concurso para professores
Elaine Granconato
Do Diário do Grande ABC
04/09/2009 | 07:31
Compartilhar notícia


A Prefeitura de Diadema fará concurso público para criação de 1.500 vagas para professores de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Física e Educação Artística. Antes, porém, o projeto de lei do Executivo será discutido e votado pelos 17 vereadores na sessão do dia 10.

Na quinta-feira, a matéria já foi lida em plenário e entrou em regime de urgência, conforme pedido do prefeito Mário Reali (PT). O edital para abertura das inscrições tem de ser publicado ainda neste mês, uma vez que o concurso está previsto para este ano - a data ainda não está definida.

Se depender do presidente da Câmara, Manoel Eduardo Marinho, o Maninho (PT), o projeto pode ser votado, definitivamente, em sessão extraordinária na quinta-feira - o Regimento Interno permite votação após duas horas.

Em uma primeira fase, serão chamados os 200 primeiros aprovados no processo seletivo, de acordo com o líder do prefeito na Câmara, Laércio Soares. O restante das vagas será preenchido ao longo do governo Reali.

A Prefeitura tem pressa na agilização do processo seletivo porque terá de substituir até o fim deste ano os professores temporários nas quatro escolas estaduais de Ensino Fundamental municipalizadas. O convênio com o governo do Estado foi assinado em maio.

Para o vereador José Antônio da Silva (PT), o concurso municipal dará oportunidade para os professores temporários se transformarem em efetivos a partir de 2010. Isso, obviamente, se passarem na prova.

"O nosso projeto (Prefeitura) é melhor e dá segurança aos professores, além de gerar empregos e agregar novos profissionais no quadro. E o Estado até hoje não fez concurso para os temporários", afirmou o petista, que foi secretário de Educação por três anos, durante o terceiro mandato do ex-prefeito José de Filippi Júnior (PT).

O que foi rebatido pela pedagoga Ana Maria Mantovani, coordenadora do processo de municipalização do governo do Estado. "A Prefeitura de Diadema tem por obrigação fazer o concurso público no prazo de um ano, conforme prevê o convênio assinado entre o Estado e o município", afirmou.

Embora o projeto tenha sido encaminhado ao Legislativo, a direção do Sindema (Sindicato dos Funcionários Públicos de Diadema) desconhecia o teor do documento.

Entre as vagas, 450 são para professores de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;