Internacional Titulo
Kosovo: Clinton diz estar perto de acordo com russos
Por Do Diário do Grande ABC
18/06/1999 | 10:06
Compartilhar notícia


O presidente norte-americano, Bill Clinton, disse nesta sexta-feira estar perto de um acordo sobre as modalidades da presença de um contingente russo na força internacional de paz em Kosovo (KFOR). ``Isso nao deve tardar muito', disse Clinton à imprensa, antes de se reunir com o Primeiro-Ministro japonês, Keizo Obuchi.

Depois do encontro com Obuchi, o presidente norte-ameriano se reunirá na tarde desta sexta-feira com o Primeiro-Ministro britânico, Tony Blair, e depois com o chanceler alemao, Gerhard Schroeder, antes da abertura da cúpula do G7/G8 em Colônia, Alemanha.

Enquanto isso, os ministros da Defesa norte-americano e russo, William Cohen e Igor Serguiev, retomaram as negociaçoes em Helsínque (Finlândia), acompanhados da secretária de Estado norte-americana, Madeleine Albrigth, e de seu colega russo Igor Ivanov.

Segundo um representante norte-americano, persistem as divergências sobre a definiçao das responsabilidades da Rússia na regiao, além de sua área de atuaçao. Washington, que quer evitar uma divisao de Kosovo, propoe a Moscou uma simples zona de responsabilidade, num dos cinco setores da província atualmente supervisionados pelos ocidentais. Mas a Rússia exige um setor de operaçoes de fato, mesmo correndo o risco de transformar Kosovo numa nova Alemanha, a exemplo do período seguinte à Segunda Guerra Mundial.

Clinton disse que se as negociaçoes se alongarem em Helsinki, os chefes de Estado e de governo do G-8 podem tratar do tema na cúpula de sexta-feira, para tentar encontrar uma soluçao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;