Internacional Titulo Apoio
Rebeldes na Síria pedem
armas para enfrentar Assad

Em um raro post na internet, comandantes dizem que
EUA devem endurecer suas políticas contra o ditador

Por
09/02/2012 | 00:37
Compartilhar notícia


Rebeldes no interior da Síria disseram nesta quarta-feira que eles precisam de mais armas - não de tropas - para aparelhar dezenas de milhares de combatentes incluindo desertores do regime comprometidos com a derrubada do ditador Bashar al-Assad, apelidado de "máquina da morte".

 

Em um raro post na internet, ao vivo, feito em local não revelado ao redor de Damasco e veiculado em Washington, os comandantes de operações sob o comando das Forças Sírias de libertação, dizem que os EUA, em particular, devem endurecer suas políticas contra Assad e encontrar uma forma de municiar os rebeldes com lançadores de foguetes e outras armas pesadas.

 

"O ponto principal é o suporte logístico. Podemos fazer isso nós mesmos. Não estamos pedindo mais tropas", disse um comandante que se identificou apenas como Mohammad, ao se dirigir a 50 pessoas, incluindo jornalistas e especialistas no Oriente Médio, reunidos para discutir a segurança nacional na Síria. "Nós queremos suporte militar. Precisamos de suprimentos", acrescentou Mohammad. "Temos os números do nosso lado. Nós simplesmente não temos armas", disse o comandante.

 

O senador republicano John McCain disse na terça-feira que os esforços para o restabelecimento da democracia na Síria haviam sido praticamente esgotados, e que tinha chegado o momento de se considerar a concessão de armas aos opositores de Assad. A Casa Branca e o Departamento de Estado dos EUA, entretanto, jogaram água fria na ideia. "Nós não consideramos esse passo agora", disse na terça-feira o porta-voz do presidente Barack Obama, Jay Carney. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;