Nacional Titulo
Rio: Defesa Civil identifica caracol que causa tumores
Do Diário OnLine
Com Agências
03/06/2004 | 17:10
Compartilhar notícia


A Defesa Civil municipal em conjunto com a Conlurb (Companhia de Limpeza Urbana da Cidade do Rio de Janeiro) está realizando operações em alguns bairros cariocas para o recolhimento de caracóis de uma espécie africana de molusco, que mede de 3 a 20 centímetros. De acordo com a companhia, o caracol é hospedeiro de um verme que pode se instalar no intestino ou no cérebro de seres humanos, causando tumores e até a morte em caso de contaminação.

De acordo com a Defesa Civil, o caracol se reproduz em locais onde exista entulho, acúmulo de lixo e umidade. Cartilhas e luvas plásticas estão sendo distribuídas à população dos bairros onde o molusco vem se reproduzindo.

Segundo informações da Agência Brasil, os técnicos do órgão alertam a população para que não toque no caracol. Quem encontrar o molusco deve recolhê-lo com um saco plástico e deixá-lo lá com sal grosso durante 15 dias para que ele desidrate. Depois é necessário quebrar a concha. Segundo a defesa civil, as autoridades estão estudando uma forma de incinerar o animal. O caracol se reproduz rapidamente, podendo colocar até 2,4 mil ovos por ano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;