Esportes Titulo
Futebol da região vive momento
histórico e fim de semana ímpar
Dérek Bittencourt
Do Diário do Grande ABC
25/04/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC está em festa! A região vive momento único no futebol e tem fim de semana ímpar, ao ver os três principais times em momentos históricos. O Santo André disputa hoje o título do Campeonato Paulista, maior torneio regional do País, contra o Santos. O São Caetano iniciou ontem a briga pelo Troféu do Interior, e venceu o primeiro jogo por 1 a 0. E o São Bernardo, ao segurar o empate por 1 a 1 contra o Paec, conquistou o acesso à elite do Estadual em apenas cinco anos de existência.

Coincidência ou não, Ramalhão, Azulão e Tigre são clubes-empresa. A partir daí, a administração torna-se mais profissionalizada e a estruturação é o passo inicial para o sucesso. Assim, foi questão de tempo, mas as coisas boas são colhidas todas ao mesmo tempo. "É um momento fabuloso que o Grande ABC vive. O Santo André em uma final que nunca antes chegou, o São Caetano na decisão do Interior, e nós, com humildade, somos a terceira força", disse o mandatário do São Bernardo, Luiz Fernando Teixeira, que ontem comemorou efusivamente o acesso do Tigre à elite.

De acordo com o presidente da Gestão Empresarial do Santo André, Ronan Maria Pinto, o esporte serve como carro-chefe para que o Grande ABC crie maior identidade entre as cidades. "Quando entrei no futebol, minha expectativa era que através dele e do carnaval as relações ficassem mais estreitas", comentou. "Agora as três cidades com um representante cada no Paulistão vai ser muito importante para a região", emendou o dirigente andreense.

Entre os sucessos possíveis às equipes, o do São Caetano é considerado por muitos como "prêmio de consolação", já que o Título do Interior não tem muita representatividade.

O presidente do Azulão, Nairo Ferreira de Souza, no entanto, confirma a vontade são-caetanese em conquistar o troféu. "É um torneio importante. Nosso objetivo inicial era o G-4, mas alguns resultados em casa não aconteceram e vamos atrás desse outro título, que a gente ainda não tem. E vamos encarar com seriedade para levar mais um título para o Grande ABC, que está muito bem representado."

E, além de citar o sucesso do A, B e C, o presidente Luiz Fernando Teixeira fala também sobre o D (Diadema) e o M (Mauá), que também tem seus representantes. "A possibilidade do Mauaense chegar é muito grande e ainda tivemos (na sexta-feira) o lançamento do time em Diadema, o que deixa o processo mais completo", comentou o presidente do São Bernardo. Vale lembrar que o time de Mauá é parceiro do Tigre desde o ano passado.

E também não se pode esquecer dos outros dois times de São Bernardo: o Esporte Clube, que volta à ativa, e o Palestra, que juntos do Mauaense disputarão a Segunda Divisão (equivalente à Quarta) a partir de maio e também buscarão o caminho do sucesso - o Clube Atlético Diadema só estreia no profissional em 2011.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;