Setecidades Titulo
Qualidade do ar melhora na região, mas chuva só no sábado
Por Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
11/09/2007 | 07:16
Compartilhar notícia


A qualidade do ar melhorou segunda-feira em toda a Região Metropolitana. Segundo a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental), as estações de medição do Grande ABC, localizadas em Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema e Mauá, passaram a registrar bons índices no início da noite, quando uma corrente de vento ajudou na dispersão dos poluentes.

A umidade relativa do ar também sofreu melhora, apesar da falta de chuvas. Às 19h, a taxa máxima estava em 74%, de acordo com cálculo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). No meio da tarde, porém, a alta era de 48% e a baixa, de 25%. A meteorologista Ester Regina Ito garante que as variações são comuns.

“Nessa época do ano, a ausência das chuvas causa índices baixos de umidade. Estamos no inverno, ainda, apesar do calor. As taxas podem prejudicar a saúde das pessoas, já que, segundo a Organização Mundial de Saúde, o limite aceitável é de 30%”, diz.

As dificuldades ocasionadas pelo tempo seco devem continuar até o fim de semana, quando é esperada uma mudança de tempo. “Até lá, a expectativa é que não tenhamos chuva. A precisão, porém, pode mudar no meio da semana”, completa Ester Ito.

Enquanto isso, os moradores dos grandes centros fogem da escassez com a ingestão de muita água, conforme recomendam os especialistas. Outra dica conhecida e eficaz é colocar uma bacia de água no quarto antes de dormir para deixar o ambiente mais úmido. Para quem pratica esportes ao ar livre, a orientação é optar por locais afastados, longe do trânsito pesado.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;