D+ Titulo
Blogs reúnem Anãs e Mias no anonimato
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
31/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


Sem ter com quem conversar, as adolescentes com anorexia e bulimia dividem as angústias, dúvidas e frustrações com amigas anônimas que encontram em blogs. Esses espaços funcionam como um tipo de diário, em que relatam a batalha pela perda de peso. Atrás da tela do computador, parece ser mais fácil desabafar.

Mas não é só isso. Nas páginas on-line, compartilham as dietas que inventam ou aprendem, imagens de celebridades e modelos magérrimas que admiram, técnicas para despistar a fome e disfarçar o comportamento perto da família. Chegam até mesmo a colocar objetivos e fazer programas caseiros de emagrecimento coletivo.

Difícil entender os textos sem saber o que siginificam as gírias. Ana, por exemplo, é como denominam anorexia; Mia é bulimia; miar significa vomitar; NF é a sigla de No Food (ficar sem comer). Às vezes, chamam-se de borboletas.

Superfrequentes são os posts sobre o que consideram ‘recaída', quando comem mais do que a meta estabelecida ou ganham peso. Poucas gramas bastam para deixá-las desesperadas. "Em consequência de estar comendo pra melhorar da anemia, agora estou com 50,9 kg, engordei 300 g."

Ao ler os comentários, no entanto, percebe-se como são unidas. Nunca deixam de dar apoio, dicas e incentivos. Só não curtem ser criticadas. As blogueiras acreditam que a anorexia e a bulimia não são doenças, mas estilos de vida. Para quem não tem a mesma opinião, os relatos são extremamente tristes e assustadores.

"(...) Tentei largar a Ana e adivinhem? Não consegui, me senti culpada por tudo que comi, tenho vontade de cortar minha barriga, abrir minha garganta e tira tudo de dentro. É como se a comida fosse um líquido que vai grudando em meu corpo e me fazendo ficar gorda instantaneamente (...)"

Mais do que a insatisfação com o físico, nota-se nos textos como elas não se amam e precisam de ajuda. Aliás, a frase "Me odeio" é uma das mais comuns.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;