Setecidades Titulo
Idosos fortalecem músculos nos Cesas
Por Fabiana Chiachiri
Do Diário do Grande ABC
28/09/2005 | 08:23
Compartilhar notícia


Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, a Prefeitura de Santo André lançou oficialmente nesta terça o Programa de Fortalecimento Muscular para Idosos. O programa municipal incentiva pessoas com 60 anos ou mais a praticar exercícios como forma de melhorar a qualidade de vida.

O programa, desenvolvido pelas secretarias de Esporte, Lazer e Cultura, Saúde e Educação, está sendo realizado nos Cesas (Centros Educacionais de Santo André) Cata Preta, Chácara Pignatari e Vila Palmares. Desde julho, quando foram instalados os aparelhos, cerca de 250 pessoas praticam exercícios. "Tenho problema no joelho e já estou me sentindo bem melhor. Nos primeiros dias fiquei um pouco cansado, mas agora já me acostumei", diz o aposentado José Gomes da Cunha, 75 anos.

Clarice Conceição Martins, 80 anos, diz que não precisa mais tomar remédios. "O programa é maravilhoso. Não tenho mais dor nas pernas. Só tomo remédio para o diabetes", diz a aposentada que freqüenta o Cesa Chácara Pignatari.

Equipados com aparelhos desenvolvidos especialmente para os idosos, os centros contam com professores de Educação Física para orientar os exercícios, indicados principalmente às pessoas com dificuldades de movimentação em atividades cotidianas, como subir escadas de ônibus, subir e descer escadas e levantar-se da cama. "Temos três monitores e seis estagiários que orientam os usuários", diz o coordenador do programa, Marcos Warschaver. Antes de começar a praticar os exercícios, no entanto, os idosos devem fazer uma avaliação médica em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade. "É obrigatório que o interessado passe por um médico", diz o coordenador.

Os Centros de Fortalecimento Muscular funcionam de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Para frequentá-lo, o interessado deve ter 60 anos ou mais e morar em Santo André. As inscrições são feitas nos Cesas. A prioridade de atendimento será dada às pessoas com dificuldades de locomoção ou perda de massa muscular e que não estejam realizando outro tipo de atividade física.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;