Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Memória
>
Memória
Os portões que abrigam a arte

Acontece na Vila Alzira, em Santo André, uma atividade artística que começou local e se tornou internacional, ‘Portões que Falam’, versão andreense da francesa ‘As Janelas que Falam’

Por Ademir Medici
01/12/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


 A artista plástica andreense Sueli de Moraes teve a ideia de reunir, em sua casa, trabalhos artísticos de outros colegas. Era 2009. Deu tão certo que uma segunda edição foi realizada, em 2011. Sucesso ainda maior: artistas ocuparam até o banheiro da casa com seus quadros. Paredes, janelas e até o chão ficaram forrados de obras de arte.

As mostras receberam o título de Cuiabá 153, em alusão ao endereço da artista: Rua Cuiabá, 153.

Iniciativas do gênero ganham pernas. De tal maneira que Sueli foi procurada por um projeto francês, Les Fenêtres qui Parcent (As Janelas Que Falam).

“Mas eu não tenho tantas janelas?”, respondeu Sueli, já pensando onde colocaria tantos quadros. Surge, então, outra ideia: envolver os vizinhos desta rua simpática e sem saída, todas com belas residências e belos portões. E por que não Portões que Falam?

É Sueli quem conta:

Foi em 2014 que começamos uma sólida parceria com Le Fenêtres qui Parlent. Neste momento, ocupamos os portões da Rua Cuiabá.

Após o sucesso inicial com 13 casas participantes, crescemos mais ainda em 2016 com 54 casas e em 2018 com 75 casas.

Para a edição de 2020 já temos mais de 80 casas participantes, em sete ruas entre as vilas Alzira e Assunção, ao longo de uma única calçada que interliga as ruas Manaus, São Luiz, Misericórdia, Belém, Travessa Padre Navarro, Sete de Setembro e, claro, a Cuiabá.

Além da arte em várias linguagens, acontecem performances, apresentações musicais, experiências gastronômicas…

Cada edição dura dois dias. A de 2020 será em 4 e 5 de abril, com algumas regras que todos cumprem. Uma delas: o artista é orientado a não usar o portão só como suporte da obra escolhida. Deve interagir com o morador, não atrapalhar o seu dia a dia. Deve usar o espaço com paixão, não burocraticamente. E estar presente na abertura da exposição.

Memória só não compreende como uma iniciativa deste porte permanece restrita a um público formado pelos moradores e pelos artistas participantes. Por isso, retornaremos outras vezes ao tema, procurando compreender melhor o espírito dos Portões que Falam.

MULTIDISCIPLINAR

O espaço Cuiabá 153 vai além do projeto proposto e realizado.

Promove muito. A casa da Sueli é um verdadeiro atelier de arte.

Neste domingo, por exemplo, a partir das 15h, haverá um encontro de bandas musicais. Troca de obras de arte (ao estilo do amigo-secreto) e o lançamento gastronômico que também é artístico: “É batata”.

Porque nossa interlocutora, formada em magistério e artes visuais, também tem formação em gastronomia, além de várias pós-graduações.

A batata que Sueli prepara, dizem quem provou, “é batata”. Verdadeiramente.

Cuiabá 153

Espaço aberto a quem curte artes e gastronomia.

Rua Cuiabá, 153, Vila Alzira, Santo André.

Contatos: moraesdesueli@gmail.com ; 9-9730-9649

Diário há 30 anos

Sexta-feira, 1º de dezembro de 1989 – ano 32, edição 7237

Manchete – Eleições presidenciais, 2º turno: tumulto marca visita de Collor ao Sul

Vice-prefeito de São Caetano, João Tessarini (PDT), vai votar no PT.

Grande ABC – Racionamento de água começa hoje. Sabesp cortará o fornecimento por um dia a cada quatro em Santo André, São Bernardo, São Caetano e Diadema.

São Bernardo – Prefeito Mauricio Soares decide desapropriar os ônibus do Expresso São Bernardo.

Indústria – Autolatina (formada pela fusão da Volkswagen e Ford) prevê crescimento de 7% na produção este ano.

Serviços – Restaurante Baby Beef Rondaiyat inaugura filial em Santo André, à Rua das Bandeiras.

Em 1º de dezembro de...

1919 – O Congresso do Estado era formado pela Câmara e Senado, este presidido por Jorge Tibiriçá e integrado por nomes como Fernando Prestes, Rodolpho Miranda e José Luiz Flaquer, o senador Flaquer residente em Santo André.

Do noticiário do Estadão: na Itália, falta carvão na antecipação da estação fria; os jornais reduzem o número de páginas devido á falta de papel de impressão.

1939 – O cômico Nhô Totico apresenta os novos Ford V-8 para 1940 em revendedora paulistana, com transmissão pela Rádio Cultura.

A II Guerra. Do noticiário do Estadão: declarado o estado de guerra entre a Rússia e a Finlândia.

Hoje

Dia Internacional da Luta contra a Aids

Santos do Dia

Bv. Charles de Foucauld

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 1º de dezembro:

Na Paraíba, Boa Ventura, Esperança e Sapé

No Amazonas, Careiro da Várzea

No Paraná, Guaraci e Nossa Senhora das Graças

No Mato Grosso, Itiquira

Em Alagoas, Novo Lino e Tanque d’Arca

Fonte: IBGE

AMANHÃ EM MEMÓRIA.

Vamos conhecer a criadora das janelas que falam




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.