Política Titulo
Políticos divergem sobre a volta de Hamilton ao PT
Por Mark Ribeiro
Do Diário do Grande ABC
28/02/2010 | 07:06
Compartilhar notícia
Edmilson Magalhaes/DGABC


"Ele não matou, não roubou e não traiu". Com estas afirmações, o deputado federal Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-São Bernardo) avaliza o retorno de Hamilton Lacerda ao PT. A volta daquele que ostenta a votação mais expressiva do partido em São Caetano (na corrida pelo Palácio da Cerâmica, em 2004, obteve 30.490 votos, ou 32,2% do eleitorado) foi assunto em âmbito nacional durante a semana. Mas afinal, como fica o quadro político em São Caetano e na região com Hamilton Lacerda de volta às atividades?

"Hamilton é um grande militante, tendo a sua luta reconhecida por todos dentro do partido. Sem dúvida contribuirá para o fortalecimento da legenda em São Caetano", ressalta o deputado federal e ex-presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini.

Assim como Hamilton, Berzoini foi apontado como envolvido na compra de dossiê contra José Serra em 2006, tendo por este motivo deixado a campanha de reeleição do presidente Lula. "Não há motivos para deixá-lo de lado, já que alegou inocência diversas vezes sobre este episódio."

Já o presidente estadual da sigla, Edinho Silva, revelou não ter acompanhado as ações no Grande ABC que levaram Hamilton de volta ao PT. "O reingresso de um só militante pouco interfere no quadro político de uma região inteira. De qualquer forma, é o retorno de um líder, que ajudou a construir o partido."

"Hamilton possui extrema chance de voltar ao Legislativo", aposta o vereador de São Caetano Paulo Bottura (PTB), recordando os três mandatos consecutivos exercidos pelo petista na Câmara (1993-1996, 1997-2000 e 2001-2004). "Nada foi provado contra ele. Não perderá popularidade."

Assim como Bottura, o atual presidente da Câmara de São Caetano, Gérsio Sartori (PTB), atuou ao lado de Hamilton Lacerda no Plenário dos Autonomistas. A opinião, no entanto, é divergente. "O cenário político não mudará muito. Reconheço o Hamilton como grande político oposicionista, mas não acredito que ele irá concorrer a algum cargo nas próximas eleições municipais."

Bottura e Sartori integram a bancada de sustentação ao prefeito José Auricchio no Legislativo. Procurado pelo Diário, o chefe do Executivo não quis se pronunciar sobre o retorno de Hamilton, com quem travou a disputa mais acirrada nas urnas de São Caetano nas últimas décadas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;