Cultura & Lazer Titulo
Mistura contemporânea
Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
03/01/2011 | 07:16
Compartilhar notícia


O melhor momento antropofágico da música popular brasileira, que teve início no fim da década de 1969, com os Tropicalistas, acontece hoje em quase todo o País. Guitarras se fundem à sanfonas, o brega é executado com ajuda de DJ e os tentáculos que reúnem letras e sons intercambiam cada vez com mais regiões e influências.

Selecionando o biscoito fino dessas fusões, o CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil), na Capital, apresenta a partir de amanhã a programação "Riffs, Grooves e Beats", que trará ao palco todas as terças de janeiro artistas de diferentes locais e estilos, dividindo shows e fornecendo um panorama da diversidade musical brasileira contemporânea.

Os shows acontecem em dois horários: às 13h e às 19h30. Os ingressos custam R$ 6. Na abertura, as apresentações ficam por conta de Cidadão Instigado e Karina Buhr.

Surgida em Fortaleza, a banda Cidadão Instigado trará no repertório composições do seu último álbum, "Uhuuu!", que mistura o rock psicodélico com referências como Roberto Carlos, Santana e Bee Gees. A música brega brasileira, além dos sons típicos nordestinos, também contrastam o repertório do conjunto.

Recém-lançada no mercado, Karina Buhr traz ao palco canções do seu primeiro disco, "Eu Menti pra Você". A baiana criada em Pernambuco, combina à originalidade de suas letras uma sonoridade que contempla punk, rock, balada e pop.

ATÉ O FIM DO MÊS
No dia 11, Edgard Scandurra e Tigre Dente de Sabre serão as atrações. Scandurra, um dos mais célebres guitarristas do País, fará show pinçando toda sua carreira. Desde o seu primeiro disco solo, passando pelo tempo em que compôs o Ira!, até a formação do projeto eletrônico Benzina.

O trio Tigre Dente de Sabre, formado por Guilherme Calzavara (bateria, trompete e programações eletrônicas), Marcos L. (baixo e programações eletrônicas) e Zé Pi (guitarra), funde jazz, erudito e underground em roupagem eletrônica.

Maquinado e Retrofoguetes se apresentarão no dia 18. A primeira banda é projeto de Lúcio Maia, guitarrista do Nação Zumbi. Cada show agrega diferentes possibilidades sonoras, com o destaque de novos elementos musicais. O conjunto começou com três guitarras, baixo e bateria. Em seguida, com o lançamento de "Homem Binário", primeiro disco, a banda cresceu nas batidas eletrônicas e participações vocais. Agora, com a estreia do segundo álbum, "Mundialmente Anônimo", a percussão se destaca ao lado de todos os outros instrumentos e um DJ no palco.

Retrofoguetes, criada banda de surf music em 2002, foi agregando rockabilly, polca e música circense, fundindo mambo, música italiana e swing jazz posteriormente, em letras inspiradas em HQs, cinema e literatura.

Para encerrar, no dia 25, Nação Zumbi e Ava CóR sobem ao palco. O Nação, uma das mais celebradas bandas dos últimos 20 anos, traz o regionalismo pernambucano mesclado a um som de peso. Ava CóR, capitaneada por Ava Rocha, filha de Gláuber Rocha, mistura a canção brasileira aos ritmos latinos.

Riffs, Grooves e Beats - Show. No CCBB (Centro Cultural Banco do Brasil) - Rua Álvares Penteado, 112, São Paulo. Tel.: 3113-3651. Cidadão Instigado e Karina Buhr; amanhã, às 13h e às 19h30. Edgard Scandurra e Tigre Dente de Sabre; dia 11, às 13h e às 19h30. Maquinado e Retrofoguetes; dia 18, às 13h e às 19h30. Nação Zumbi e Ava Rocha; dia 25, às 13h e às 19h30. Ingr.: R$ 6.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;