Cultura & Lazer Titulo
Desenhista do Diário lança livro infantil
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
17/09/2005 | 07:25
Compartilhar notícia


Não olhar só para o próprio umbigo e deixar de viver a vida apenas dentro de um castelo encantado são duas das idéias narradas pelo escritor Márcio Thamos e pelo ilustrador Ricardo Girotto, do Diário, primos e amigos de infância. Em O Umbigo do Rei (Escrituras, 48 págs., R$ 16), é a procura do monarca pelo próprio umbigo perdido que dá mote para a abordagem de conhecer-se a si mesmo e aos outros e viver experiências de vida. Tratar um tema a princípio abstrato de maneira concreta é procedimento básico em literatura.

O livro é o primeiro de Thamos, 38 anos, professor de latim da Unesp de Araraquara. Girotto, 39, ilustrou cerca de 100 livros infantis, didáticos e paradidáticos para diversas editoras. Juntos, publicam pela primeira vez. O lançamento é neste sábado em Santo André, às 15h, na Livraria Siciliano do Shopping ABC. Thamos contará a mesma história em outro contexto, e Girotto dará às crianças um desenho do reizinho para elas colorirem. O cronograma de lançamentos vai até novembro em escolas de Santo André, São Caetano e São Paulo.

O rei não está nu no livro, apenas com a barriga de fora. Não se trata do poder desnudado como podem sugerir as CPIs e os processos de cassação de deputados, nem se trata de um rei malvado, que maltrata os súditos. Ele apenas vivia olhando para o próprio umbigo. É a partir dessa abstração – tornada concreta no traço simples e solto de Girotto, o umbigo como uma espiral semelhante a um número seis aberto – que Thamos desenvolve sua literatura para crianças, já que não concorda com o termo "literatura infantil".

"Literatura para crianças também pode ser um eufemismo, talvez pejorativo. Literatura é literatura. A criança deve ser respeitada enquanto leitor, sem ser tratada de maneira infantil", afirma. Publicar por publicar não é com ele. "Tem muita coisa de mercado que não é muito boa, que não pode ser considerado literatura. Tem de ser inteligente, sensível, com fundamento artístico e verdadeiro, com linguagem e essência daquilo que chamamos literatura", diz.

Barriga de fora – De volta ao livro, o rei parte de seu castelo pelo reino em busca de seu umbigo. Nessa jornada, ele conhece, pela primeira vez, seus súditos e suas terras. Percebe a pobreza e a miséria de sua gente. Decide que é hora de parar de pensar no próprio umbigo e fazer alguma coisa pelo povo. O rei não está nu, mas mudou de atitude a tempo. O rei do livro descobriu coisas importantes nesse processo.

Thamos e Girotto perderam várias vezes o umbigo. "É fundamental perder o umbigo, não ficar parado. Esse processo pode ser meio dolorido, mas no fim a gente encontra ele de novo. Se não fica tudo do mesmo jeito", explica Thamos. O autor nasceu em Guarulhos e hoje vive em Araraquara. O ilustrador nasceu em Araraquara e hoje vive em Santo André. Costumavam se encontrar em visitas de parentes, ou durante o período em que as famílias moraram em São Carlos. Nesses encontros, brincavam de desenhar e criar personagens. "Começamos a fazer isso desde moleques, com 10 anos. Isso nos deu essa determinação. Era só uma brincadeira de criança, mas não ficou só na brincadeira", conta Girotto.

Girotto começou como ilustrador do jornal Diário do Povo, em Campinas, em 1987, e desde 1989 faz ilustrações para publicações infantis (em 1997 foi premiado com o troféu HQ Mix pela Coleção Castelo Rá-tim-bum, da Cia. das Letrinhas). Há 12 anos ilustra o Diarinho, suplemento infantil do Diário, além de criar desenhos ocasionais para todas as editorias. Thamos conclui doutorado sobre Virgilio, poeta latino do qual também está traduzindo poemas. Antes de assumir a cadeira de professor universitário, liderava uma banda de rock profissional, a Suburbana, onde atuava como vocalista e parceiro do guitarrista Sérgio Yazbek, um dos compositores e músico de apoio do Cidade Negra.

Girotto e Thamos têm juntos uma história não publicada, Uma História Verdadeira. "Tínhamos 14 anos e fizemos reminiscências das brincadeiras de infância", diz Girotto. Uma das tramas, lembra Thamos, conta a idéia que os dois acalentavam de publicar um livro juntos. "Era uma fantasia de criança. Pode-se dizer que nós a realizamos", conclui.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;