Cultura & Lazer Titulo Consórcio
Pontão e censo regional são inéditos no País
Por Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
20/05/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O Grande ABC poderá se tornar referência em todo o País caso seja concretizada a criação de Pontão Cultural gerido por um órgão regional - o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. O objetivo é que este inédito modelo realize um censo regional da área e gerencie a rede de Pontos Culturais das sete cidades, além de formar e capacitar gestores públicos.

Reunião ontem no Consórcio, com presenças de representantes dos sete municípios e do MinC (Ministério da Cultura), deu novo passo para a estruturação do projeto. "O MinC já mostrou que tem muito interesse neste Pontão. O Marcelo (Dino Fraccaro, representante do ministério) disse que esta é uma ação revolucionária", afirma Ana Paula Bernardes, coordenadora do Núcleo Estratégico de Cultura do Consórcio.

O momento agora, segundo Ana Paula, é controlar a empolgação e partir para a prática. "Estamos na fase de elaborar toda a metodologia do censo e o funcionamento do Pontão, com seus planos e prazos. Para tanto, vamos buscar parcerias com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano) e a Metodista (Universidade Metodista de São Paulo, em São Bernardo)", explica.

De acordo com o convênio a ser criado com o MinC, o Pontão receberia verba de até R$ 500 mil por ano, proveniente do governo federal. As sete prefeituras da região também entrariam com contrapartida em dinheiro. Apesar de ser ano eleitoral, o esforço do Núcleo Estratégico é que o projeto saia do papel ainda em 2010. A próxima reunião já está marcada para dia 26.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;