Economia Titulo
UE apresenta sua oferta ao Mercosul
Da AFP
29/09/2004 | 19:34
Compartilhar notícia


A Comissão Européia entregou, na noite desta quarta-feira, uma oferta melhorada ao Mercosul, visando à conclusão do acordo de livre comércio entre os dois blocos.

Após a realização de consultas com os Estados membros, a oferta, que responde à entregue pelo Mercosul na semana passada, propõe a eliminação das tarifas européias para 65% dos produtos importados do bloco sul-americano após a assinatura do acordo, enquanto apenas 9% serão submetidos a um período de transição de 10 anos.

No campo agrícola e agroalimentar, setor de maior interesse para o bloco sul-americano, principalmente para o Brasil, a EU (União Européia) se compromete a "eliminar ou reduzir as tarifas sobre substancialmente todas as importações do Mercosul".

“Sobre um número limitado de produtos sensíveis para a UE, o bloco propõe ao Mercosul um acesso a seus mercados através de cotas importantes", disse o texto. Estes produtos são, entre outros, carne bovina e açúcar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;