Diarinho Titulo Natal
Fazendo enfeites com reciclagem

Com papel, tesoura e materiais encontrados em casa dá para fazer diversos itens para a chegada do Papai Noel

Tauana Marin
Do Diário do Grande ABC
07/12/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


Fazer decorações para o Natal pode ser muito divertido, basta ter imaginação. Não precisa gastar dinheiro, é só aproveitar o que tem em casa. Foi o que descobriram os alunos da Emef Laura Lopes, de São Caetano, que usaram materiais recicláveis para decorar a escola. Com papelão, sacola plástica, garrafas PET, tecidos usados e fitas coloridas, fizeram guirlandas (enfeite para portas), bolas e garrafinhas para enfeitar a árvore de Natal. Beatriz Jora Esteves, 9 anos, adorou a experiência. “É a primeira vez que faço esse tipo de enfeite. Achei bastante fácil e bonito”, afirma a aluna, que vai levar o enfeite que fez para a mãe colocar na porta da sala de casa.

David Vieira Pedrosa, 8, também participou da atividade e teve novas ideias. “Posso fazer enfeite com as cores do meu time de futebol, o Corinthians.” O garoto está acostumado a confeccionar itens para se divertir. “Em casa brinco muito com garrafa PET. Com a ajuda da minha mãe e do meu tio, consigo fazer até carrinhos.”

Preparado para o fim de ano, Vinícius Rodrigues Vieira, 9, já arrumou a casa para a noite natalina. “Montamos a árvore e colocamos luzes que piscam. Fica muito bonito. Vou levar a guirlanda para completar a decoração.”

Além de se divertir fazendo a decoração com sucatas, Ana Júlia Siqueira Rodrigues, 8, fala da importância da reciclagem. “Tudo o que estamos usando, como as sacolas plásticas para a guirlanda, estaria no lixo. Quando reutilizamos essas coisas, estamos ajudando o planeta.”

FAÇA EM CASA - Fazer bolas para enfeitar a árvore de Natal é fácil. Precisa cortar círculos de papelão (podem ser de diferentes tamanhos) e usar tecidos ou saquinhos de presente para cobrí-las (como embrulhar presente). Finalize com um laço bonito.


Cartão de Natal feito em casa com cartolina e recortes
Dar cartões no Natal é um gesto de carinho e amor, principalmente quando a lembrança é feita por nós mesmos. Os alunos do Colégio Pentágono, da unidade do Parque Novo Oratório, em Santo André, já são profissionais na arte. Aprenderam a fazer capas com boneco de neve, rena, bolas natalinas e a própria árvore.

Para montar o cartão basta ter papel cartolina (também pode ser sulfite) dobrado ao meio no tamanho que desejar, lápis colorido, cola, gliter e papéis de várias cores para modelar os desenhos. Pode usar recortes de revista e jornal para enfeitar.

Levi Cavicchio Gomes, 10 anos, cortou três triângulos, na cor verde, e montou um pinheiro (símbolo do Natal) na capa. Tudo ficou pronto em menos de 30 minutos. “É fácil. Esse daqui vou deixar debaixo do meu travesseiro para o Papai Noel buscar a noite. Dentro do cartão, vou fazer meu pedido. Quero um videogame.”

Heloisa Ramos Torrezan, 6, recortou bolas coloridas e montou a capa com muito gliter e lantejoula. “Vou fazer mais desses em casa. É muito divertido.”

Os irmãos Nathália, 9, e Kauê Aglio da Silva, 7, também aprovaram a brincadeira. “Adoro recortar e colar. Desenhei a rena no papel e depois coloquei aqui. Ficaria bonito se tivesse um monte de cartões na árvore de Natal”, afirma o garoto. Nathália completa: “No meu, preferi cortar duas bolas brancas, uma maior que a outra, e fazer um boneco de neve. Ainda colei algodão para ficar legal e mais parecido com um de verdade.”

Dá até para convidar os pais e fazer cartões em família. Não há idade para a brincadeira.


Saiba mais
Dá para fazer uma guirlanda com papelão cortado em forma de círculo com furo no meio. Depois, é só pegar pedaços de sacolinhas plásticas e enrolar em volta do papelão. Pode enfeitar com um laço. Veja o passo a passo no blogdiarinho.blogspot.com.br.deciora

As garrafinhas PET podem ser pintadas de dourado ou da cor que preferir. Depois, basta amarrar uma fita no meio e colocar flores (podem ser de plástico) dentro. O item pode decorar o ambiente e também a árvore de Natal. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;