Cultura & Lazer Titulo 150º aniversário
Celebrações nos 150 anos de Puccini
Da AFP
20/12/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


O mundo está comemorando o 150º aniversário de nascimento do grande compositor italiano de ópera Giacomo Puccini, nascido no dia 22 de dezembro de 1858.

Desde Le Villi, de 1884, à Turandot, obra inconclusa devido a sua morte em Bruxelas em 1924, esse compositor nascido em Lucca (Toscana) consagrou a maior parte de sua energia ao gênero lírico, o qual enriqueceu com seu instinto dramático e domínio da orquestração.

Puccini compôs 12 óperas, mas cinco delas figuram continuamente entre os 20 ou 30 títulos mais interpretados na Europa e no continente americano: Manon Lescaut, La Bohème, Tosca, Madame Butterfly e Turandot.

Os canais de televisão especializados não esquecerão o aniversário, entre eles o europeu Mezzo (jornada especial no dia 22 de dezembro) e o franco-alemão Arte (difusão de Tosca no dia 31).

O cinema também presta tributo a este compositor, com uma La Bohème encarnada pelas estrelas Anna Netrebko e Rolando Villazón, realizada por Robert Dornhelm. O filme estreou esta semana na Áustria.
A Sony está publicando integralmente as óperas do compositor, e a concorrente Decca (Universal) reedita desde o início do mês seus principais títulos, interpretados pelo tenor Luciano Pavarotti.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;