Cultura & Lazer Titulo
São Paulo retoma seu maior templo
Por Everaldo Fioravante
Do Diário do Grande ABC
28/09/2002 | 19:13
Compartilhar notícia


O coração de São Paulo ganha vida com a reabertura da Catedral da Sé, a imponente igreja em estilo neogótico que estava fechada desde maio de 2000 para restauração e recuperação. A nova fase do mais importante templo católico da capital começa neste domingo, às 10h, com uma missa a ser celebrada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Cláudio Hummes, que foi bispo diocesano de Santo André de 1975 a 1996. “A igreja está pronta para ser usada para o culto. Os interessados também já poderão visitar a igreja, mas dentro das limitações”, afirma.

A Catedral Metropolitana de São Paulo, uma das dez maiores catedrais do mundo, foi projetada em 1911. As obras começaram em 1913, mas a inauguração demorou – aconteceu em 1954, com o projeto arquitetônico incompleto. Agora ela está totalmente pronta, conforme o projeto original, graças à construção de 14 torreões.

A execução das obras de restauro e recuperação da Catedral é da Concrejato e o projeto arquitetônico leva a assinatura de Paulo Bastos. O valor total das obras é de R$ 19,5 milhões.

A abertura para o público contará com a presença do governador Geraldo Alckmin e da prefeita Marta Suplicy, mas o trabalho não terminou. Ainda há serviços a serem feitos, como o restauro do órgão italiano de 12 mil tubos. Para o futuro, uma das idéias é fazer da igreja uma catedral-museu, com a realização de exposições e concertos musicais, por exemplo.

Neste domingo, quem comparecer à igreja também poderá matar saudades dos sinos, que não soam há cerca de quatro anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;